Sociologia da Educação

Objetivos

Desenvolver capacidades de problematização e de pesquisa sociológica das práticas e realidades escolares e educativas, questionando explicações superficiais e imediatas;
Construir conhecimentos básicos sobre os processos e as organizações escolares e educativas, utilizando resultados de pesquisa e métodos próprios da análise sociológica;
Compreender e contribuir, numa perspetiva sociológica, para os debates inerentes a vários temas escolares e educativos fundamentando opiniões e posicionamentos.

Caracterização geral

Código

10786

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos, Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes

Horas

Semanais - 3

Totais - 58

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

Ana Nunes de ALMEIDA e Maria Manuel VIEIRA, A Escola em Portugal: Novos Olhares, Outros Cenários, Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa, 2006.
Rui CANÁRIO, O que é a Escola? Um olhar sociológico, Porto Editora, porto, 2006.
Raymond QUIVY e Luc CAMPENHOUDT, Manual de Investigação em Ciências Sociais, edições Gradiva, Lisboa, 1992.
Ana BENAVENTE (coord.), Alexandre ROSA, António Firmino da COSTA, Patrícia ÁVILA, A Literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, edição Fundação Calouste Gulbenkian/Conselho Nacional de Educação, Lisboa, 1996.
Pedro ABRANTES (org.), Tendências e Controvérsias em Sociologia da Educação, Editora Mundos Sociais, 2010.
João Teixeira LOPES, Tristes Escolas – práticas culturais estudantis no espaço urbano, edições Afrontamento, Porto, 1996

Método de ensino

As principais estratégias de ensino incluem: exposição oral por parte da docente ou por parte de um aluno ou grupo de alunos; organização de debates em sala de aula; visionamento e comentário de pequenos filmes em sala de aula; a pesquisa em diferentes tipos de IGNOREes e suportes de informação e respectiva organização; análise individual ou em grupo de dados e factos sobre as realidades escolares e educativas.

Método de avaliação

A avaliação e classificação final dos alunos integra três componentes, designadamente: um portfólio individual que exprima e sistematize o percurso na sociologia da educação (30%); um trabalho em grupo sobre uma temática de sociologia da educação, com uma componente de pesquisa empírica, que é também apresentado oralmente e por escrito (50%); a participação nas aulas e nas atividades e trabalhos que vão sendo propostos no decorrer das aulas (20%). Os estudantes que não participem nas aulas deverão apresentar (por escrito e oralmente) um trabalho de pesquisa (com revisão de literatura e dados extraídos de uma base de dados fidedigna) sobre um dos temas de debate previstos no programa da UC, acompanhado de um  arquivo de fichas de leitura sobre cada um dos temas da UC.

Conteúdo

1 – A sociologia da educação no quadro das ciências sociais e humanas
. Especificidades e resistências da abordagem sociológica
. Escola e educação como objecto da sociologia
. Métodos e técnicas de investigação
2 – As transformações sociais e a educação
. A forma escolar de educação: perspectiva sócio-histórica
. A aprendizagem ao longo da vida
3 – As desigualdades sociais em educação
. As variáveis sociológicas de classe social, etnicidade e género
. A relação escola-família e as estratégias/práticas educativas familiares
. As culturas juvenis e as aspirações e projetos escolares e sociais
. O papel da escola e dos professores na construção das desigualdades escolares
4 – Temas e debates
. Igualdade de oportunidades e equidade em educação
. Literacia e aprendizagem ao longo da vida
. Indisciplina e violência na escola
. Educação e desenvolvimento económico, social e humano

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: