Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Objetivos

Esta disciplina tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma abordagem dos vários tipos de tecnologias disponíveis, cuja utilização na sala de aula possa favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Pretende-se assim:

Identificar os novos objectivos educacionais que se tornam relevantes com o aparecimento das novas tecnologias,

Discutir as condições de sucesso para a integração das novas tecnologias na atividade da sala de aula,

Explorar em pormenor o funcionamento de cada uma das tecnologias apresentadas,

Identificar as potencialidades e limitações de cada uma delas,

Desenvolver materiais para a sala de aula, tendo por base a utilização das tecnologias estudadas.

Caracterização geral

Código

10787

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas

Semanais - 5

Totais - 100

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Gimbert, B., & Cristol, D. (2004). Teaching curriculum with technology: enhancing children’s technological competence during early childhood. Early Childhood Education Journal, 31(3), 207-216.

Guin, D., Ruthven, K., & Trouche, L. (Eds.). (2005). The Didactical Challenge of Symbolic Calculators, Turning a Computational Device into a Mathematical Instrument. Boston: Springer.

Hoyles, C., & Lagrange, J.-B. (Eds.). (2010). Mathematics Education and Technology-Rethinking the Terrain: The 17th ICMI Study. Londres: Springer.

Johnston-Wilder, S., & Pimm, D. (2005). Teaching Secondary Mathematics with ICT. Berkshire, England: Open University Press.

Martins, H., & Domingos, A. (2018). Estatística no Secundário com Calculadora Gráfica (FCT-UNL Ed.). Lisboa: NOVA. FCT Editorial.

Ponte, J. P., Canavarro, A. P. (1997). Matemática e Novas Tecnologias. Lisboa: U. Aberta.

Veloso, E. (Ed.). (1998). Geometria. Lisboa: IIE.

Método de ensino

Os alunos serão organizados em grupos. Cada grupo será responsável pelo enquadramento teórico de um tema, gerindo a discussão do mesmo com os restantes alunos.

Cada grupo será responsável pela apresentação/exploração de uma ou mais tecnologias. Deverá ainda elaborar/selecionar um conjunto de tarefas para a sala de aula cuja exploração possa ser fortemente beneficiada pelo recurso à tecnologia.

O professor apoia os alunos nas preparação das suas apresentações. Por vezes pode fazer uma introdução prévia ao tema em estudo.

A avaliação será contínua e terá por base:

- a participação dos alunos no trabalho da aula,

- a apresentação/exploração do uso das tecnologias,

- a elaboração/seleção de um conjunto de tarefas, a ser explorado com base no uso da tecnologia.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

-       a participação dos alunos no trabalho da aula, ---------30%

-       a apresentação/exploração do uso das tecnologias, ----30%

-       a elaboração/seleção de um conjunto de tarefas, a ser explorado com base no uso da tecnologia. --------40%

Conteúdo

O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:

Calculadoras gráficas – funções

Calculadoras gráficas – estatística e sucessões

Sensores para recolha dados

Internet (applets, Moodle)

Cabri-géomètre (2D, 3D)

Geometer’s Sketchpad

Calculadoras gráficas TI Nspire  CX e CAS

Derive

Excel

Modellus

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: