Modelação e Aplicações no Ensino da Matemática

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo geral a criação de um espaço de discussão, problematização, realização e experimentação de vários modelos matemáticos. Com base na abordagem dos vários conteúdos programáticos espera-se que os alunos consigam:

- adquirir uma visão global do processo de modelação,

- desenvolver os conceitos de modelo e modelação matemática,

- aprender as ideias e técnicas de base no trabalho com sistemas dinâmicos discretos lineares triviais,

- desenvolver a capacidade de adaptar sistemas dinâmicos lineares a situações problemáticas da realidade,

- desenvolver a capacidade de modelar situações da realidade, com base na recolha de dados utilizando a tecnologia (CBL, CBR),

- contactar com o processo de construção e exploração de modelos matemáticos em Ciência,

- promover a análise crítica de modelos matemáticos que intervêm em diversas atividades do quotidiano,

- desenvolver a capacidade de equacionar o papel das ferramentas computacionais no processo de construção de modelos matemáticos de situações reais,

- refletir criticamente sobre as potencialidades e problemas da realização de atividades de modelação matemática com os alunos.

Caracterização geral

Código

10790

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas

Semanais - 6

Totais - 122

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

APM (1999). Modelação no ensino da matemática. Calculadora, CBL e CBR. Lisboa: APM.
Domingos, A. (1994). Materiais para a aula de matemática. Funções e modelação. Lisboa: Projecto Pólya, Secção Ciências da Educação da FCT/UNL.
Matos, J. F. (1995). Modelação Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
Matos, J. F., Blum, W., Houston, K., & Carreira, S. (2001). Modelling and mathematics education: ICTMA 9. Chichester: Hoewood Publishing.
Matos, J. F., Carreira, S. P., Santos, M., Amorim, I. (1994). Ferramentas Computacionais na Modelação Matemática. Lisboa: Projecto Modelação no Ensino da Matemática, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Precatado, A., & Guimarães, H. (2001). Materiais para a aula de matemática. Lisboa: APM.
Silveira, B., Duarte, I., Almiro, J., Cavaleiro, J., Reis, L., e Lagido, M. (2002). Funções no 3º ciclo com tecnologia. Lisboa: APM.

Método de ensino

Aulas teórico/práticas sobre os temas do programa. Os alunos farão uma apresentação sobre os vários temas propostos.

Aulas teórico/práticas para construir e explorar modelos matemáticos propostos pelo professor.

Aulas teórico/práticas para construção e exploração de modelos matemáticos pelos alunos. Apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos alunos.

A avaliação será contínua e terá por base:

A participação dos alunos no trabalho da aula (10%),

A apresentação e discussão dos temas propostos (30%),

A elaboração de um relatório sobre os temas apresentados (10%),

A realização e apresentação de tarefas de modelação possíveis de utilizar na sala de aula (20%),

A realização de um trabalho individual sobre o tema “A modelação no ensino e aprendizagem da matemática” (30%).

Realização de um teste de avaliação sumativa (Correspondente aos itens acima em que não tiver desempenho).

Os trabalhadores estudantes poderão optar por substituir a participação no trabalho da aula por um exame final.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

A participação dos alunos no trabalho da aula (10%),

A apresentação e discussão dos temas propostos (30%),

A elaboração de um relatório sobre os temas apresentados (10%),

A realização e apresentação de tarefas de modelação possíveis de utilizar na sala de aula (20%),

A realização de um trabalho individual sobre o tema “A modelação no ensino e aprendizagem da matemática” (30%).

Realização de um teste de avaliação sumativa (Correspondente aos itens acima em que não tiver desempenho).

Os trabalhadores estudantes poderão optar por substituir a participação no trabalho da aula por um exame final.

Conteúdo

O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:
- O processo de modelação matemática
- Introdução aos sistemas dinâmicos
- Modelação em ciência
- Modelação na sociedade
- Modelação e ferramentas computacionais
- Modelação no Ensino da Matemática

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: