Pedagogia e Didática da Matemática I
Objetivos
• Desenvolver um conjunto de ferramentas conceptuais relevantes para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática;
• Proporcionar a integração de diversos saberes disciplinares, tornando-os relevantes para a prática profissional;
• Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre o currículo, as situações de ensino-aprendizagem da Matemática e sobre os problemas da prática profissional;
• Proporcionar contextos relevantes para a prática profissional futura e onde seja possível desenvolver a capacidade de trabalhar cooperativamente.
Caracterização geral
Código
11527
Créditos
6.0
Professor responsável
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha
Horas
Semanais - 5
Totais - 66
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência desta disciplina pressupõe que o aluno domina os conhecimentos matemáticos adequados.
Bibliografia
Abrantes, P., Serrazina, L. & Oliveira, I. (1999). A Matemática na Educação Básica. Lisboa:
Ministério da Educação – DEB.
Davis, P. J., & Hersh, R. (1986/1995). A experiência matemática. Lisboa: Gradiva.
Matos, J. M., e Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Normas para o currículo e a avaliação em
matemática escolar. Lisboa: APM/IIE.
Pacheco, J. A. (2001). Currículo: Teoria e práxis (2ª edição ed.). Porto: Porto Editora.
Poincaré, H. (1988). Intuição e lógica em Matemática. Em APM (Ed.),
Cadernos de Educação e Matemática — A natureza da Matemática (pp. 7-16). Lisboa: APM.
Santos, L. (2003). A avaliação em documentos orientadores para o ensino da matemática: uma
análise sucinta. Quadrante, 12(1), 7-20.
Programas de Matemática em vigor
Neves, Maria Augusta Ferreira e outros, (2011) Matemática 7,8, 9, Porto Editora
Neves, Maria Augusta Ferreira e outros, (2011) Matemática A 10, 11 Porto Editora
Método de ensino
Será adotado um conjunto diversificado de metodologias de ensino que incluirá:
- Apresentação de algumas ideias ou teorias relavantes para as temáticas em estudo, reflexão critica sobre estas e discussão do potencial que encerram;
- Leitura crítica de textos de autores relevantes ou produzidos pelos alunos e discussão dos contributos que podem trazer à futura prática profissional dos alunos;
- Análise de tarefas matemáticas com caraterísticas distintas e discussão das suas potencialidades para o ensino da Matemática, bem como da diversidade existente entre estas;
- Simulação de aulas pelos alunos (momentos de implementação de tarefas matemáticas previamente preparadas pelos alunos) e sua análise e discussão.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá por base:
- A participação dos alunos no trabalho da aula;
- A discussão de textos e elaboração de reflexões orais e escritas sobre estes;
- Trabalhos escritos sobre temas do programa, sua apresentação oral e discussão;
- A discussão de alguns conteúdos programáticos e possíveis abordagens didácticas;
- A resolução de tarefas diversas com apresentação de possíveis abordagens didácticas;
-Trabalhos escritos sobre abordagens didáticas de conteúdos programáticos, sua apresentação oral e discussão.
- Simulação de aulas tendo por base tarefas previamente preparadas.
Mais concretamente a avaliação incluirá duas vertentes.
- Na vertente A, a avaliação terá por base a realização de dois trabalhos sobre temas do programa da UC indicados pela docente e a sua apresentação e discussão em sala de aula. Incluirá ainda a participação na discussão de todos os temas do programa da UC abordados ao longo do semestre. A classificação desta vertente será global, sendo disponibilizada ao aluno no final do semestre e terá um peso de 50% na classificação da UC.
- Na vertente B, a avaliação terá por base a realização de dois trabalhos incidindo sobre a planificação de duas aulas com base em duas tarefas (que não sejam exercícios ou conjuntos de exercícios) incidindo especificamente sobre o mesmo tópico matemático de um nível de escolaridade do 7.º ao 12.º ano, a apresentação e discussão em sala de aula dessa planificação e a simulação para os colegas de uma das aulas preparadas. A classificação desta vertente será global, sendo disponibilizada ao aluno no final do semestre e terá um peso de 50% na classificação da UC.
É condição necessária para a aprovação na UC a presença efetiva num mínimo de 2/3 das horas de aula.
Alunos que comprovadamente se encontrem impossibilitados de comparecer regularmente às aulas e que possuam o correspondente estatuto legalmente reconhecido terão que realizar obrigatoriamente as vertentes A e B da avaliação e adicionalmente realizarão pequenos trabalhos escritos sobre cada um dos temas da UC e participarão obrigatoriamente na discussão de cada tema na plataforma Moodle. Em caso de realização da disciplina na época de recurso a vertente A será substituída pela realização de um exame que terá um peso de 50% na classificação final. A vertente B será a realizada ao longo do semestre mantendo o peso na classificação de 50%.
Para informação mais detalhada consultar a página do moodle da disciplina.
Conteúdo
A. A natureza da matemática
B. Finalidades do ensino da matemática
C. Aprendizagem da matemática
D. A aula de matemática
E. Matemática e resolução de problemas
F. Investigações matemáticas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: