Avaliação no Ensino da Matemática

Objetivos

Esta disciplina tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma visão abrangente do processo de avaliação. Pretende-se assim:

Discutir os propósitos e funções da avaliação;

Proporcionar o contacto com diferentes tipos de avaliação;

Desenvolver e experienciar os diversos instrumentos de avaliação;

Desenvolver e simular práticas de avaliação.

Espera-se assim que os alunos se apropriem dos diversos instrumentos de avaliação, construindo, aplicando e refletindo sobre os mesmos. Os alunos devem ainda desenvolver uma perspetiva integrada dos diversos modos de avaliação. 

Caracterização geral

Código

11530

Créditos

3.0

Professor responsável

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha

Horas

Semanais - 3

Totais - 27

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem requisitos prévios.

Bibliografia

Abrantes, P. & Araújo. F. (2002). Avaliação das aprendizagens. Lisboa: Ministério da Educação, DEB.

Alves, M. (2004). Currículo e Avaliação – Uma perspetiva integrada. Porto: Porto Editora.

Gardner, J. (2012). Assessment and Learning. London: Sage.

National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Normas para o currículo e a avaliação em matemática escolar. Lisboa: APM/IIE.

National Council of Teachers of Mathematics. (1994). Normas profissionais para o ensino de matemática. Lisboa: APM/IIE.

National Council of Teachers of Mathematics. (1999). Normas para avaliação em matemática escolar. Lisboa: APM.

Santos, L. (2003). A avaliação em documentos orientadores para o ensino da matemática: uma análise sucinta. Quadrante, 12(1), 7-20.

Método de ensino

Será adotado um conjunto diversificado de metodologias de ensino que incluirá:

- Apresentação de algumas ideias ou teorias relavantes para as temáticas em estudo, reflexão critica sobre estas e discussão do potencial que encerram;

- Leitura crítica de textos de autores relevantes ou produzidos pelos alunos e discussão dos contributos que podem trazer à futura prática profissional dos alunos;

- Análise, elaboração e ou reflexão em torno de instrumentos de avaliação.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

- A participação dos alunos no trabalho da aula;

- A discussão de textos e elaboração de reflexões orais e escritas sobre estes;

- Trabalhos escritos sobre temas do programa, sua apresentação oral e discussão;

Os alunos que por motivo de faltas a aulas (ainda que de forma justificada) não consigam realizar todos os elementos da avaliação contínua terão que realizar trabalhos adicionais e/ou um exame escrito.

Para informação mais detalhada consultar a página do moodle da UC.

Conteúdo

O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:

Avaliação no sistema educativo – perspectivas internacionais e nacionais

Propósitos e funções da avaliação

Tipos de avaliação:

Avaliação diagnóstica

Avaliação formativa

Avaliação sumativa

Autoavaliação

Instrumentos de avaliação

Práticas de avaliação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: