Investigação em Educação Matemática

Objectivos

Esta disciplina insere-se na formação educacional de âmbito geral necessária aos futuros professores e tem por objectivos desenvolver competências de investigação em educação e na sua área de docência e proporcionar momentos de preparação, implementação e reflexão sobre a indução na prática pedagógica do trabalho de estágio. Neste sentido serão apresentadas e discutidas diferentes metodologias de investigação, dando especial destaque às que têm aplicação na prática pedagógica.

Será dado especial relevo à investigação-ação enquanto metodologia que permite que os futuros professores investiguem sobre a sua própria prática. Neste contexto pretende-se que seja estruturada uma primeira abordagem do trabalho de investigação que deverá ser apresentado no final do mestrado.

A par desta abordagem será feito um acompanhamento da Prática Pedagógica Supervisionada, em curso, englobando momentos de preparação, execução e avaliação dessa prática.

Caracterização geral

Código

11647

Créditos

3.0

Professor responsável

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha

Horas

Semanais - 3

Totais - 39

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos prévios.

Bibliografia

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora.

Matos, J. M., & Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.

Ponte, J. P., Costa, F., Lopes, H., Moreirinha, O., & Salgado, D. (1997). Histórias da aula de matemática. Lisboa: APM.

Silva, A. S., & Pinto, J. M. (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.

Programas para o Ensino Básico e Secundário, Manuais Escolares em vigor, Brochuras e outros materiais pedagógicos.

Método de ensino

O ensino terá por base a leitura e discussão de textos centrados em metodologias de investigação em Educação Matemática, bem como a análise de alguns estudos de investigação na área.

Método de avaliação

A avaliação basear-se-á no desenvolvimento de um projeto de investigação no âmbito da Educação Matemática, tendo por base as metodologias de investigação e os respetivos instrumentos associados a cada uma.

Conteúdo

Modos de intervenção: no meio, na escola, na direção de turma, na turma, na aula.

Investigação qualitativa aplicada à educação

- Utilização pedagógica da investigação qualitativa

- Investigação-ação

Desenvolvimento do plano de investigação

- Trabalho de campo

- Redação de trabalhos de investigação.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: