Organização Escolar e Ética da Profissão Docente

Objectivos

A unidade curricular visa promover o conhecimento sobre a organização escolar colocando a ênfase no papel e atuação do professor. Pretende-se que os estudantes se aproximem de algumas temáticas chave da profissão docente, nomeadamente do seu exercício profissional no contexto da orgamização escolar. Procura-se ainda sensibilizar os estudnates para os dilemas éticos inerentes à profissão. 

Caracterização geral

Código

11648

Créditos

3.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos, Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes

Horas

Semanais - 3

Totais - 50

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica.

Bibliografia

BARROSO, J. (org.) (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa

ESTRELA, M. T. & CAETANO, A. P. (org.)(2010). Ética Profissional Docente - Do pensamento dos Professores à sua Formação. Lisboa: Educa.

Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Terra e Paz.

Nóvoa, A. (Ed.). (2000). Vidas de Professores (2ª ed.). Porto : Porto Editora.

Pennac, D. (2009). Mágoas da escola. Porto: Porto Editora.

Método de ensino

Recorre-se a metodologias de ensino diversificadas que deverão combinar a exposição oral de problemáticas relevantes no domínio em estudo, o diálogo e argumentação em torno de temáticas científicas e a pesquisa e análise de informação pertinente para o aprofundamento de questões e problemáticas educativas.

Os estudantes são convidados a participar ativamente nas sessões presenciais através da preparação prévia das temáticas a abordar, de momentos de debate e reflexão coletivos e da exposição individual (oral e escrita) de problemáticas educativas.

Método de avaliação

A avaliação dos alunos na unidade curricular será contínua e terá em consideração os seguintes elementos: assiduidade e participação nas aulas e nas tarefas propostas durante o semestre (20%); individual: construção e apresentação oral e escrita de um portefolio que arquive documentos e revele as aprendizagens realizadas ao longo do semestre (30%); de grupo: realização de um trabalho escrito com componente empírica sobre uma organização escolar (50%). Em alternativa, as estudantes que não frequentem a UC deverao apresentar (por escrito e oralmente) um trabalho sobre os temas da UC, integrando literatura de referência e análise da legislação de enquadramento. 

Conteúdo

1)  O sistema educativo português

Abordagem sócio-histórica

Valores, princípios orientadores e finalidades

Caracterização estatística e quantitativa

Perspetiva comparativa da educação

2) A organização escolar

Evolução dos modelos de gestão escolar

Lideranças escolares e culturas organizacionais

A participação e envolvimento parental

Os níveis e campos de decisão curricular

3) A profissionalidade docente

Dilemas éticos: crítica, justiça e cuidar

Diferença, inclusão e equidade na escola

Identidade e desenvolvimento profissionais

O professor na escola e na sala de aula

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: