Organização Escolar e Ética da Profissão Docente
Objetivos
A unidade curricular visa promover o conhecimento sobre a organização escolar colocando a ênfase no papel e atuação do professor. Pretende-se que os estudantes se aproximem de algumas temáticas chave da profissão docente, nomeadamente do seu exercício profissional no contexto da orgamização escolar. Procura-se ainda sensibilizar os estudnates para os dilemas éticos inerentes à profissão.
Caracterização geral
Código
11648
Créditos
3.0
Professor responsável
António Manuel Dias Domingos, Elisabete Maria Xavier Vieira Gomes
Horas
Semanais - 3
Totais - 50
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica.
Bibliografia
BARROSO, J. (org.) (2006). A Regulação das Políticas Públicas de Educação: espaços, dinâmicas e actores. Lisboa: Educa
ESTRELA, M. T. & CAETANO, A. P. (org.)(2010). Ética Profissional Docente - Do pensamento dos Professores à sua Formação. Lisboa: Educa.
Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia. São Paulo: Terra e Paz.
Nóvoa, A. (Ed.). (2000). Vidas de Professores (2ª ed.). Porto : Porto Editora.
Pennac, D. (2009). Mágoas da escola. Porto: Porto Editora.
Método de ensino
Recorre-se a metodologias de ensino diversificadas que deverão combinar a exposição oral de problemáticas relevantes no domínio em estudo, o diálogo e argumentação em torno de temáticas científicas e a pesquisa e análise de informação pertinente para o aprofundamento de questões e problemáticas educativas.
Os estudantes são convidados a participar ativamente nas sessões presenciais através da preparação prévia das temáticas a abordar, de momentos de debate e reflexão coletivos e da exposição individual (oral e escrita) de problemáticas educativas.
Método de avaliação
A avaliação dos alunos na unidade curricular será contínua e terá em consideração os seguintes elementos: assiduidade e participação nas aulas e nas tarefas propostas durante o semestre (20%); individual: construção e apresentação oral e escrita de um portefolio que arquive documentos e revele as aprendizagens realizadas ao longo do semestre (30%); de grupo: realização de um trabalho escrito com componente empírica sobre uma organização escolar (50%). Em alternativa, as estudantes que não frequentem a UC deverao apresentar (por escrito e oralmente) um trabalho sobre os temas da UC, integrando literatura de referência e análise da legislação de enquadramento.
Conteúdo
1) O sistema educativo português
Abordagem sócio-histórica
Valores, princípios orientadores e finalidades
Caracterização estatística e quantitativa
Perspetiva comparativa da educação
2) A organização escolar
Evolução dos modelos de gestão escolar
Lideranças escolares e culturas organizacionais
A participação e envolvimento parental
Os níveis e campos de decisão curricular
3) A profissionalidade docente
Dilemas éticos: crítica, justiça e cuidar
Diferença, inclusão e equidade na escola
Identidade e desenvolvimento profissionais
O professor na escola e na sala de aula
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: