Estágio Pedagógico
Objetivos
Planificar aulas de Matemática com correcção científica e criar ambientes de aprendizagem diversificados com recurso a materias didácticos e tecnologias de informação e comunicação;
Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar matematicamente, estimulando a mobilização adequada de conhecimentos matemáticos já adquiridos, a formulação e a resolução de problemas, a justificação e comunicação de conclusões ;
Executar aulas planificadas;
Identificar e analisar problemas e dificuldades mais comuns dos alunos na aprendizagem da matemática;
Avaliar as aprendizagens matemáticas dos alunos, reflectir sobre o resultado dessa avaliação e elaborar planos para melhorar esses resultados;
Dinamizar actividades extra-curriculares;
Participar em outras dimensões da atividade profissional, como sejam, a direção de turma e os conselhos de turma;
Desenvolver atitudes de reflexão e de análise crítica, sobre as situações de ensino- aprendizagem, a avaliação das aprendizagens e sobre os problemas da prática profissional,
Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo;
Elaborar um relatório de estágio e defendê-lo publicamente com dignidade.
Caracterização geral
Código
11649
Créditos
45.0
Professor responsável
Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
1. António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo, Programas e Metas Curriculares de Matemática do Ensino B – 1º, 2ºe 3º Ciclos; Cadernos de apoio, 3º ciclo
3. António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Luísa Loura, Maria Clementina Timóteo, Programa e Metas Curriculares de Matemática A – Ensino Secundário; Caderno de Apoio - 10º ano, 11º ano, 12º ano
5. NMAP - National Mathematics Advisory Panel, Foundations for success: Final Report, U.S. Department of Education, 2008.
6. Kaminsky, J., Sloutsky, V. & Heckler, A., The advantage of abstract examples in learning math, Education Forum, 320, 2008.
7. . Karpicke, J.D. & Roediger, H.L., The critical importance of retrieval for learning, Science, 319, 2008.
8. Manuais escolares em vigor
Método de ensino
A disponibilizar brevemente
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1.Gestão curricular e planificação de aulas;
2.Prática de ensino em sala de aula,
3.Reflexão sobre a prática de ensino e outras atividades profissionais;
4.Avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos;
5.Dinamização de actividades extra-curriculares;
6 Matemática no 3º ciclo do ensino básico;
7.Matemática no ensino secundário:
8.Atitudes de um profissional de Ensino.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: