Estágio Pedagógico

Objetivos

Planificar aulas de Matemática com correcção científica e criar ambientes de aprendizagem diversificados com recurso a materias didácticos e tecnologias de informação e comunicação;

Desenvolver nos alunos a capacidade de pensar matematicamente, estimulando a mobilização adequada de conhecimentos matemáticos já adquiridos, a formulação e a resolução de problemas, a justificação e comunicação de conclusões ;

Executar aulas planificadas;

Identificar e analisar problemas e dificuldades mais comuns dos alunos na aprendizagem da matemática;

Avaliar as aprendizagens matemáticas dos alunos, reflectir sobre o resultado dessa avaliação e elaborar planos para melhorar esses resultados;

Dinamizar actividades extra-curriculares;

Participar em outras dimensões da atividade profissional, como sejam, a direção de turma e os conselhos de turma;

Desenvolver atitudes de reflexão e de análise crítica, sobre as situações de ensino- aprendizagem, a avaliação das aprendizagens e sobre os problemas da prática profissional,

Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo;

Elaborar um relatório de estágio e defendê-lo publicamente com dignidade.

 

Caracterização geral

Código

11649

Créditos

45.0

Professor responsável

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

1. António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Maria Clementina Timóteo, Programas e Metas Curriculares de Matemática do Ensino B – 1º, 2ºe 3º Ciclos; Cadernos de apoio, 3º ciclo

3. António Bivar, Carlos Grosso, Filipe Oliveira, Luísa Loura, Maria Clementina Timóteo, Programa e Metas Curriculares de Matemática A – Ensino Secundário; Caderno de Apoio - 10º ano, 11º ano, 12º ano

 5. NMAP - National Mathematics Advisory Panel, Foundations for success: Final Report, U.S. Department of Education, 2008.

6. Kaminsky, J., Sloutsky, V. & Heckler, A., The advantage of abstract examples in learning math, Education Forum, 320, 2008.

7. . Karpicke, J.D. & Roediger, H.L., The critical importance of retrieval for learning, Science, 319, 2008.

8. Manuais escolares em vigor

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1.Gestão curricular e planificação de aulas;

2.Prática de ensino em sala de aula,

3.Reflexão sobre a prática de ensino e outras atividades profissionais;

4.Avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos;

5.Dinamização de actividades extra-curriculares;

6 Matemática no 3º ciclo do ensino básico;

7.Matemática no ensino secundário:

8.Atitudes de um profissional de Ensino.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: