Planeamento para a Sustentabilidade

Objectivos

Compreensão do conceito de sustentabilidade e suas implicações práticas. Identificação dos principais problemas de ambiente e desenvolvimento, em Portugal e no Mundo. Identificação dos principais instrumentos das políticas de ambiente e sustentabilidade. Compreensão do papel dos cidadãos no caminho para a sustentabilidade.

Caracterização geral

Código

11691

Créditos

3.0

Professor responsável

João Miguel Dias Joanaz de Melo

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos para a frequência desta UC.

Bibliografia

CMAD: O Nosso Futuro Comum (Brundtland Report). Comissão Mundial para o Ambiente e Desenvolvimento / Meribérica-Liber, Lisboa, 1991 (publicação original 1987)

CMIO: O Oceano… Nosso Futuro (Soares Report). Comissão Mundial Independente para os Oceanos. Edição portuguesa: Expo 98/Fundação Mário Soares, 1998. ISBN: 972-97147-2-X

Papa Francisco: Carta Encíclica Laudato Sí – O Cuidado da Casa Comum. Libreria Editrice Vaticana, Maio 2015

APA: Relatório do Estado do Ambiente, Agência Portuguesa do Ambiente, Lisboa (publicação anual)

WWF: Living Planet Report 2018: aiming higher.  WWW International, Gland, Switzerland, 2018.https://wwf.panda.org/knowledge_hub/all_publications/living_planet_report_2018/

UN: Sustainable Development Goals: 17 goals to transform our world. http://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals/

Método de ensino

Tutoriais, debates, seminários, pesquisa e trabalho de campo independente.

Método de avaliação

Três trabalhos:

1. Análise de relatório de sustentabilidade;

2. Diagnóstico ambiental doméstico;

3. Contactar entidade interessada para a divulgação de (a) Encíclica Laudato Sí, ou (b) Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU).

Conteúdo

1. Conceitos básicos: sustentabilidade e seus corolários; as dimensões ecológica, social e económica; a necessidade de novo modelo de desenvolvimento e novas mentalidades.

2. Problemáticas e instrumentos no domínio do ambiente e desenvolvimento: instrumentos regulatórios; reforma fiscal ambiental; políticas e instrumentos integrados e voluntários.

3. O papel dos cidadãos e das ONG: historial, perspectivas e  prática.

4. Planeamento para a sustentabilidade: os casos da energia e do ordenamento do território.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: