Biologia Celular B

Objectivos

O objectivo fundamental desta UC é a aquisição de conhecimentos no que diz respeito à estrutura da célula eucariota, e à função dos principais organelos, bem como à forma de comunicação célula-meio extracelular e célula-célula.

Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional da célula eucariota; ii) caracterizar do p.v. estrutural e funcional os principais organelos celulares; iii) expor os mecanismos envolvidos na comunicação célula-meio extracelular; iv) identificar mecanismos celulares envolvidos na comunicação célula-célula.

Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de temas leccionados nas aulas teóricas.

Caracterização geral

Código

10520

Créditos

3.0

Professor responsável

Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga

Horas

Semanais - 3

Totais - 27

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos

Bibliografia

 

Molecular Cell Biology

Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Amon A, Scott MP

7th Ed. WH Freeman & Company, NY, 2012

 

. Molecular Biology of the Cell

Alberts B, Johnson A, Lewis J, Raff M, Roberts K, Walter P

5th Ed. Garland Science, NY, 2007

 

. The World of the Cell

Hardin J, Bertoni GP, Kleinsmith LJ, ,

8th Ed. Benjamin Cummings Publ. Co., 2010

 

. The Cell. A molecular Approach

Cooper GM, Hausman RE

5th Ed. Sinauer Associates Inc., 2009

 

. Artigos científicos seleccionados

Disponibilizados pela docente na página MOODLE da disciplina

 

Método de ensino

Aulas teóricas expositivas.

Aulas TP para realização de exercícios e problemas e realização de um trabalhos de grupo.

Método de avaliação

A) Frequência na disciplina:

1. Para a obtenção da frequência à disciplina ao alunos têm que frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas teorico-práticas leccionadas (máximo 2 faltas). A presença nas aulas TP é registada pela docente.

2. As faltas são marcadas 10 minutos após o início das aulas TP, no entanto o aluno pode optar por assistir à aula.

3. Duas faltas de atraso não justificadas convertem-se numa falta de presença efectiva, no entanto o aluno pode optar por assistir à aula.

4. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o dia da falta.

5. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas teórico-práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina.

 O aluno sem frequência à disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso, nem terá nota válida nas componentes de avaliação teórica/teórico-prática, contínua e sumativa.

 B) Avaliação na disciplina

 B.1) Regras de Avaliação

A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das 2 componentes da avaliação:

 i) Avaliação da componente teórica/teórico-prática (85% = 17 valores). Um teste escrito, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas. A data do teste é divulgada no inicio das aulas, e marcada no CLIP, e não há data(s) alternativa(s), nem repetição do teste.

Em alternativa, os alunos podem ter aprovação na disciplina através da realização de um exame final (Época de Recurso).

A aprovação exige a obtenção, no mínimo, de 8,5 valores em 17 valores (50%) na  nota do teste (arredondada até às décimas), ou na nota do exame de recurso.

 ii) Avaliação contínua (teorico-prática) (15% = 3 valores). Resposta, em grupo, a uma pergunta aberta de desenvolvimento colocada em todas as aulas teorico-práticas. Os últimos 30 min de cada aula serão dedicados à resolução de um problema proposto, de acordo com as regras exigidas. A resposta terá de ser obrigatoriamente carregada em local apropriado no moodle. A possibilidade de resposta só será permitida num curto espaço de tempo (correspondente ao tempo disponível na sala de aula). As perguntas só serão conhecidas durante a aula. Os alunos devem trabalhar em grupo e submeter em grupo. O aluno que submete a resposta responsabiliza-se por ter dado conhecimento e ter tido concordância dos outros colegas.

A resposta depende de uma pesquisa em dados da literatura (artigos científicos) e sites de reconhecido valor; são também permitidos livros de texto nas aulas, para consulta.

Haverá uma breve discussão sobre estas perguntas/respostas na aula teorico-prática seguinte.

 Das 6 perguntas feitas para avaliação, apenas serão corrigidas duas respostas, sendo que cada uma vale 1,5 valores. São os alunos que escolhem quais as respostas que querem que sejam corrigidas. A escolha não é individual, mas sim do grupo. Para isso, no final do semestre cada grupo deverá informar a docente por e-mail quais as respostas escolhidas. Neste e-mail devem constar as seguintes informações:

. Nº do grupo

. Respostas que querem ver avaliadas

. O e-mail tem de seguir com cc de todos os elementos do grupo

 No caso de um grupo faltar a uma aula TP, terá de escolher entre as respostas que deu.

No caso de não enviarem o e-mail referido acima, serão corrigidas as 2 primeiras respostas.

No caso de falta justificada de um aluno, se o grupo optar por uma pergunta na qual o aluno não participou, este aluno poderá escolher outra pergunta para ser avaliada. Esta informação terá de ser dada no e-mail enviado no final do semestre.

Em caso de falta não justificada numa aula, se o grupo optar por uma pergunta na qual o aluno não participou, o aluno não poderá ter avaliação nessa pergunta (será avaliado apenas numa pergunta).

 Não há datas/momentos alternativos para submissão. Situações de excepção relacionadas com a submissão de respostas no moodle serão resolvidas na altura, dependendo das circusntâncias e/ou avaliadas caso a caso.

 Não há nota mínima nem obrigatoriedade de fazer este trabalho.

 

B.2) Condições para obter Aprovação

 

 Ter frequência e ter classificação igual ou superior a 8,5/17 val na avaliação da componente teórica/teórico-prática; ter nota final resultante da soma das 2 componentes de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.

 

Exame de Recurso

 

 

Avaliação indivídual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas. Exame escrito com duração máxima de 2h. Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à disciplina.

 

 

 Alunos com Frequência anterior com nota da componente de avaliação contínua e sumativa

Os alunos com frequência em anos anteriores e com nota da componente de avaliação contínua e sumativa estão dispensados das aulas teorico-práticas e mantêm a nota anterior dessas componentes, mas terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica/teórico-prática.

 Melhoria de nota

 

Aplica-se o estipulado no Regulamento da FCT/UNL em vigor.

Conteúdo

1. Células procarióticas e células eucarióticas. A célula como unidade fundamental dos tecidos e como unidade de fronteira dos vários organelos. 

2. Membrana celular :Estrutura da membrana celular: o modelo do mosaico fluído. Transporte transmembranar. 

3. Sistema endomembranoso: retículo endoplasmático liso e rugoso e aparelho de Golgi; estrutura e função. Vias de controlo de Qualidade.

4. Lisossoma: Características estruturais e funcionais. Processos de nutrição e defesa, autofagia, autólise e digestão extracelular. Peroxissoma: Estrutura e função.

5. Mitocôndria: Constituição estrutural e funcional. Morte celular por apoptose. 

6. Comunicação celular. Vias de sinalização intracelular. ligandos, receptores celulares e vias de transdução de sinal

7. Citosqueleto: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermédios. organização, estrutura e função. Transporte intracelular dependente de proteínas motoras. 

Nas aulas TP serão resolvidos exercícios e problemas, com aplicação da matéria dada na aula T anterior.

Na 2ª parte da aula TP, os alunos em grupo terão de resolver um problema/desafio proposto, com recurso a dados da literatura e os seus conhecimentos sobre o tema. Os problemas sãoconhecidos na aula TP e as respostas são carregadas no moodle pelos alunos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: