Fisiopatologia
Objetivos
CONHECIMENTOS: Identificar as causas e descrever os mecanismos de síndromes e doenças relevantes para a inovação tecnológica. Descrever e interpretar os principais métodos de avaliação funcional.
APTIDÕES: Desenvolver a capacidade para trabalhar em equipas multidisciplinares com profissionais de saúde.
COMPETÊNCIAS: Desenvolver a capacidade para aplicar conhecimentos de fisiopatologia ao serviço de novas tecnologias com relevância na avaliação funcional de doenças.
Caracterização geral
Código
10532
Créditos
6.0
Professor responsável
José Miguel de Araújo Martins, Nuno Manuel Barreiros Neuparth
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
“Pathophysiology”, Damjanov WB, Saunders Co, 2008
PATHOPHYSIOLOGY OF DISEASE; McPhee SJ. Hammer D McGraw-Hill 2018
Método de ensino
Curso teórico
Treze Sessões teóricas interativas com os alunos.
Curso prático
Os alunos serão distribuídos por 4 turmas práticas com até 15 alunos, no máximo.
O curso prático implicará a discussão de 2 casos clínicos em 4 sessões cada (8 aulas de aprendizagem por problemas) e uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica.
Cada aula prática terá a duração de 2 horas.
Os docentes responsáveis e os locais e horas de aula de cada turma serão:
Turma 1 – Dr. José Araújo Martins (terça-feira - 8:30h) – sala 1.9
Turma 2 – Dr. Alberto Prata (terça-feira – 11h) – sala 1.9
Turma 3 – Prof. Dr. Manuel Almeida (terça-feira - 8:30h) – sala 1.10
Turma 4 – Dra. Patricia Santos (segunda-feira – 16,30h) – sala 1.5
Apresentação – semana de 2 e 3 de março.
Caso 1 (quatro sessões) – de 9 a 31 de março.
Visitas aos laboratórios – 8 de abril a partir das 14h (variável conforme o laboratório).
Caso 2 (quatro sessões) – de 4 a 26 de maio.
Visitas a laboratórios de avaliação funcional médica
As unidades que será possível visitar são:
Laboratório de Fisiopatologia Respiratória e Gastro-Intestinal
Os alunos devem apresentar-se no piso 0 do edifício amarelo do CEDOC junto do segurança na seguinte morada: Rua do Instituto Bacteriológico, n.ºs 5, 5-A e 5-B (próximo do Campo dos Mártires da Pátria).
Laboratório de Hemodinâmica
Os alunos devem apresentar-se junto do secretariado da Unidade de Hemodinâmica do serviço de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (Avenida Prof. Reinaldo dos Santos 2790-134 Carnaxide).
Centro de alto rendimento do Jamor
Os alunos devem apresentar-se junto do secretariado da Unidade de Medicina Desportiva do Centro Desportivo Nacional do Jamor (Av. Pierre de Coubertin, Cruz Quebrada - Oeiras).
Método de avaliação
Avaliação
Para aprovação na cadeira os alunos têm de obter um mínimo de 10 valores na avaliação final e um mínimo de 10 valores em cada componente (teórica e prática) da avaliação final.
A avaliação final é obtida pela média ponderada de duas componentes - a avaliação prática e a avaliação teórica. Cada componente contribui 50% para a avaliação final.
A nota final será dada em valores, arredondada às unidades (14,499 = 14 valores; 14,500 = 15 valores).
A avaliação teórica será obtida a partir de dois testes teóricos. Cada teste será feito com recurso a questões de escolha múltipla, com 5 alíneas e apenas uma resposta correta. As respostas erradas não descontam. Os conteúdos a abordar são os que foram discutidos nas aulas teóricas precedentes. Os testes serão realizados por todos os alunos simultaneamente em horário a determinar pela coordenação do curso e Conselho Pedagógico. Após o teste, os alunos com nota igual ou superior a 16 terão de se apresentar a prova oral.
O conteúdo do primeiro teste teórico incidirá sobre os temas das primeiras 7 aulas teóricas.
O conteúdo do segundo teste teórico incidirá sobre os temas das últimas 6 aulas teóricas.
As datas dos testes serão:
18/4 - 10:30h
6/6 - 10:30h
A avaliação prática resulta do trabalho desenvolvido pelo aluno ao longo do semestre no contexto do curso prático. Compreende a avaliação sumativa (avaliação contínua) resultante da participação nas aulas práticas e um teste sobre a visita a laboratórios de estudos funcionais. Cada elemento de avaliação contribui com a seguinte proporção para a avaliação prática: avaliação contínua - 35%; teste sobre a visita a laboratório - 15% (num total de 50% da avaliação final).
Condições para obtenção de frequência:
Para obtenção de frequência os alunos devem preencher cumulativamente os seguintes requisitos:
- Presença em 2/3 das aulas práticas;
- Avaliação positiva (10 valores) na componente prática (avaliação contínua + teste sobre a visita a laboratório).
As notas da avaliação prática e de cada elemento de avaliação são dadas na escala de zero a vinte valores e arredondadas às décimas.
Avaliação contínua - Este elemento será registado durante as aulas práticas e dependerá da participação do aluno nas atividades da aula, nos conhecimentos demonstrados, na capacidade de identificar necessidades de aprendizagem, na capacidade de integrar conhecimentos de campos diferentes e ainda nas capacidades de comunicação das ideias e de elaboração de estratégias de pesquisa bibliográfica.
Teste sobre a visita a laboratório - No curso prático está previsto realizar uma visita a um laboratório de avaliação funcional médica. Após a visita, cada aluno terá de fazer um teste relativo à visita que fez, o qual terá a mesma forma que os testes teóricos e incidirá sobre os objetivos previamente estabelecidos para cada visita.
Avaliação de recurso - De acordo com o regulamento da avaliação da FCT-UNL está prevista a possibilidade de realizar um exame em época de recurso. A este exame poderão ser admitidos os alunos que, tendo obtido frequência, reprovaram nos testes teóricos ou os alunos que pretendam realizar melhoria de nota. O exame será realizado após a conclusão do curso prático e agendado pelo Conselho Pedagógico. O seu conteúdo incidirá sobre os temas do curso teórico e do curso prático e consistirá num exame oral.
Conteúdo
Aulas teóricas:
Terças-feiras das 14h às 16h em local a anunciar no CLIP
3 de março – Aula de apresentação. Introdução ao método de Aprendizagem por Problemas (APP) aplicado ao ensino da Fisiopatologia aos alunos do Curso de Engenharia Biomédica – Nuno Neuparth
10 de março – Alterações fisiopatológicas da circulação coronária – Hélder Dores
17 de março – Alterações fisiopatológicas da bomba cardíaca – Hélder Dores
24 de março– Alterações fisiopatológicas do ritmo cardíaco – Hélder Dores
31 de março – Tecnologia e função cardíaca – Hélder Dores
7 de abril – Fisiopatologia das doenças pulmonares obstrutivas e restritivas– Pedro Martins
14 de abril – Fisiopatologia da asma – Nuno Neuparth
21 de abril – Fisiopatologia da tosse – Nuno Neuparth
5 de maio – Tecnologia e função respiratória – Nuno Neuparth
12 de maio – Fisiopatologia das alterações da motilidade gastro-intestinal – Luís Abreu Novais
19 de maio – Doença do refluxo gastro-esofágico – Luís Abreu Novais
26 de maio – Adaptações fisiológicas ao exercício – João Beckert
4 de junho – Aspetos tecnológicos ligados às provas de esforço – João Beckert