Programação Orientada pelos Objetos B
Objectivos
Saber:
- Dominar os conceitos fundamentais de programação orientada ao objecto, como o de classe, interface, polimorfia e herança.
- Conhecer técnicas e algoritmos para o processamento de estruturas de dados tais como listas, cadeias de caracteres, vectores (arrays)
- Tirar partido de bibliotecas de classes disponíveis (e.g., classes colecção).
- Compreender os mecanismos essenciais de programação genérica.
Fazer:
- Projectar e desenvolver aplicações seguindo o paradigma de orientação pelos objectos.
- Resolver problemas, recorrendo ao paradigma estudado.
- Usar correctamente as abordagens de verificação e validação estudadas na cadeira.
- Realizar, individualmente e em grupo, projectos de desenvolvimento de software, integrando as várias competências transmitidas, de forma progressivamente mais autónoma.
Soft-Skills:
- Aprofundar hábitos de disciplina de trabalho e de cumprimento de prazos.
- Desenvolver a preocupação com o rigor, e com a execução sistemática de planos de trabalho e métodos previamente determinados.
- Desenvolver competências de organização de trabalho em grupo.
- Desenvolver o gosto pela programação e pela resolução de problemas de programação.
Caracterização geral
Código
11141
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Manuel Marques da Costa Caires, Miguel Jorge Tavares Pessoa Monteiro
Horas
Semanais - 5
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
É desejável que o aluno já tenha frequentado com sucesso uma disciplina introdutória da programação.
Bibliografia
- Cay Horstmann, Java Concepts, 4ª Edição (ou seguintes), Wiley, 2005, ISBN-10: 0471697044.
- F. Mário Martins, Java 5 e Programação por Objetos, FCA, 2006, ISBN 978-972-7225484.
- Diapositivos de Programação Orientada pelos Objetos (serão disponibilizados gradualmente na página moodle da cadeira).
NOTA IMPORTANTE: a leitura dos diapositivos não substitui a prática de programação no computador, que é ESSENCIAL para sucesso nesta disciplina.
Método de ensino
Todos os conhecimentos teóricos são facultados nas aulas teóricas e complementados com exercícios sugeridos nas aulas práticas. A cabal realização desses exercícios pode requerer tempo de treino fora das aulas. O primeiro teste escrito (de dois) destina-se a avaliar os conhecimentos das regras da linguagem de programação que serve de suporte às aulas e ao trabalho prático. O trabalho prático destina-se a por em prática os conhecimentos ministrados sobre a linguagem de programação e sobre o paradigma da programação orientada ao objecto; bem como adquirir a experiência prática de programação que sedimenta os conhecimentos teóricos. O segundo teste escrito (de dois) destina-se a avaliar os conhecimentos adquiridos na disciplina, com foco no paradigma da programação orientada ao objecto ou na linguagem de programação enquanto veículo para materializar esses conhecimentos.
Método de avaliação
A edição 2018/19 de POO B tem 2 componentes na avaliação: - 2 testes escritos, individuais e sem consulta, aos quais corresponde as notas NT1 e NT2 respectivamente. A componente da nota relativa aos testes - NT - corresponde a 65% da nota final. NT2 está sujeito a nota mínima de 9.5 para obtenção de aprovação à disciplina. - Avaliação prática, aos quais corresponde uma nota prática - NP - que corresponde a 35% da nota final e é a componente da nota relativa a um trabalho prático, a realizar em grupos de dois alunos durante o semestre. NP é atribuída a cada aluno individualmente.
NT é obtida pela sua média ponderada de NT1 e NT2 da seguinte forma: NT = ( 0,30 * NT1 + 0,35 * NT2 ) / 0.65
A nota final - NF - é determinada pela seguinte fórmula: NF = 0,30 * NT1 + 0,35 * NT2 + 0,35 * NP.
Prevê-se que a edição 2019/20 tenha critérios semelhantes.
Conteúdo
Concepção de programas estruturados em classes.
Especificação de interfaces e respectiva documentação.
Polimorfismo de interfaces.
Herança de classes.
Polimorfismo de herança.
Utilização de tipos genéricos e colecções.
Tratamento de excepções e asserções.
Processamento de ficheiros de entrada/saída.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: