Química Orgânica Geral A
Objetivos
Aquisição de conhecimetos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro Engenheiro Biomedico e Licenciado em Biologia Celular e Molecular.
Caracterização geral
Código
11194
Créditos
6.0
Professor responsável
Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar
Horas
Semanais - 4
Totais - 60
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Livro recomendado:
- Organic Chemistry (5th edition) by Paula Yurkanis Bruice
- Organic Chemistry with Biological Applications 2e by John E. McMurry
Bibl. complementar:
- Streitwieser, A.; Heathcock, C.; Kosower, E. “Introduction to Organic Chemistry”, MacMillan, 4ª Ed., 1992
- Volhardt, K.; Schore, N.E. “Organic Chemistry”, W.H. Freeman & Co., 3ª Ed., 1999
Aulas P e TP:
- Gaspar, E. "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral A ", Fevereiro, 2019
- Gaspar, E "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (a fornecer antecipadamente em relação às aulas, durante o semestre)
Método de ensino
O ensino é realizado através de aulas teóricas, aulas teórico-práticas
(resolução de problemas) e práticas (laboratório). A fim de estimular a curiosidade
intelectual dos alunos, que por sua vez leva à melhoria da aprendizagem, independentemente
de suas escolhas de curso, combino o uso da explicação em quadro-negro com datashow, usando o powerpoint e vídeos
(que disponibilizo no Plataforma Clip) para tornar essa unidade de crédito (UC) mais viva, real e útil para os alunos;
sendo estudantes millenium, são aprendizes audiovisuais devido ao mundo digital centrado na imagem em que vêm crescendo.
De fato, os alunos entendem melhor os conceitos se puderem imaginá-los. Tento ilustrar até os conceitos mais abstratos, usando exemplos ou analogias.
Também correlaciono com exemplos da química do dia-a-dia e / ou de meus tópicos de investigação,
para que os alunos entendam a sua utilidade e continuem motivados.
Nas aulas teórico-práticas, os alunos resolvem exercícios usando os conceitos introduzidos nas aulas teóricas.
Na componente prática da UC, os alunos realizam experiências laboratoriais que incorporam conceitos teóricos e estão de acordo com os interesses e expectativas dos cursos que escolheram. Os trabalhos são relativamente simples, seguros e agradáveis de executar, com a preocupação de um alto componente pedagógico.
No que diz respeito à avaliação, inclui a parte teórica (70%) e a parte laboratorial (30%), a parte teórica é avaliada por 2 testes e / ou exame final, incluindo também o parâmetro de auto-avaliação (10% da nota teórica) . O componente experimental é avaliado pela preparação das aulas, pelo desempenho dos alunos no laboratório e pelo empenho colocado no caderno de laboratório;
a avaliação pelos colegas numa apresentação laboratorial final também é um parâmetro da avaliação prática (10% da pontuação prática).
Para concluir esta UC com sucesso, os alunos devem fazer o seguinte:
• Estudar pelo o livro e estar presente nas aulas teóricas;
• Preparar os exercícios quinzenais relativos às aulas de TP;
• Efectuar a apresentação laboratorial final;
• Efectuar os dois testes ou o exame final
• Participar nas aulas TP e ser participante activo nas aulas laboratoriais e na apresentação final.
Método de avaliação
O ensino é efectuado através de aulas teóricas, teórico-práticas (resolução de problemas) e práticas (laboratoriais).
A classificação final de cada aluno na parte laboratorial (P) desta disciplina resultará de uma ponderação dos seguintes factores:
- Preparação do trabalho (informação (individual) registada no Caderno de Laboratório): A1
- Desempenho experimental (avaliação do trabalho no laboratório): A2
- Avaliação do Caderno de Laboratório: A3
- Avaliação prática efectuada pelos colegas, através de uma apresentação final: B.
- Serão efectuados 2 mini-testes práticos: C
Cada um destes factores será considerado para a classificação final A = (A1 + A2 + A3) / 3.
Cada componente tem de ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de 20).
A classificação final resultará então da seguinte expressão:
Classificação final da parte prática da disciplina = A x 0,30 + B x 0,1 + C x 0,60.
A avaliação inclui a parte teórica (70%) e a laboratorial (30%).
A parte teórica é avaliada por dois testes e/ou exame final, estando incluído também o parâmetro de auto-avaliação.
A auto-avaliação contribui (5%) para a componente teórica.
Os testes tem factor de ponderação de 30% para o 1º Teste e 70% para o 2º Teste. A média dos testes terá de ser igual ou superior a 9,5 valores (escala de 20 valores).
Os alunos para terem frequência à Unidade de Crédito QOG A necessitam de:
1- Frequentar (presença) 2/3 das aulas TP efectivas.
2- Executar os 2 Trabalhos práticos dos Protocolos (componente prática).
Conteúdo
1. Introdução. Conceitos fundamentais
1.1. Origens da Química Orgânica. Compostos orgânicos e sua importância.
1.2. Estrutura dos compostos orgânicos.
Estrutura electrónica e molecular. Ligação covalente e hibridação.
Representações de Lewis e de Kekulé.
Deslocalização electrónica. Ressonância. Aromaticidade
1.3. Grupos funcionais.
Principais classes de compostos orgânicos. Nomenclatura. Regras IUPAC.
1.4. Propriedades físicas de compostos orgânicos .
2. Reactividade em Química Orgânica
2.1. Noções básicas de termodinâmica e cinética química.
Equilíbrio e velocidade reaccional. Perfil e mecanismos reaccionais. Tipos de mecanismos de reacções orgânicas.
2.2. Acidez e basicidade de compostos orgânicos.
3. Compostos saturados de carbono e hidrogénio
3.1. Alcanos e cicloalcanos
Estrutura e propriedades. Isomeria estrutural. Análise conformacional.
4. Estereoquímica
4.1. Isomeria estrutural e estereoisomeria.
4.2. Quiralidade. Enanteomeria e diastereomeria. Simetria molecular. Especificação de configuração.
4.3. Actividade óptica. Racemização. Resolução de misturas racémicas.
5. Reacções de substituição nucleofílica e de eliminação
5.1. Substituição nucleofílica alifática.
Nucleofilia e basicidade.
Mecanismos, cinética e estereoquímica.
5.2. Reacções de eliminação.
Mecanismos, orientação e reactividade.
5.3. Competição substituição / eliminação.
6. Compostos insaturados de carbono e hidrogénio
6.1. Alcenos e alcinos
Estrutura, nomenclatura e propriedades.
6.2. Compostos aromáticos.
7. Compostos de Carbonilo
Aldeídos e cetonas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: