Urbanismo, Transportes e Ambiente

Objectivos

Proporcionar ao futuro Engenheiro capacidades para analisar e compreender a organização e o funcionamento dos sistemas urbanos e os modos de produção da cidade, com especial incidência sobre a vertente da mobilidade e transportes, dos usos do solo, da interacção entre actividades urbanas e das implicações e desafios ambientais gerados em geral pelas cidades.

Visa-se dotar o aluno de conhecimentos sobre as causas e as consequências dos principais problemas ambientais e de sustentabilidade associados às cidades e colocá-lo em posição de poder intervir de forma competente na sua resolução. Aumentam-se para isso as suas competências específicas no referente aos principais instrumentos de intervenção urbanística, às políticas e estratégias europeias e nacionais de ambiente urbano, à mobilidade urbana sustentável, à requalificação integrada do tecido urbano para a sustentabildiade e à satisfação das necessidades sociais e melhoria da qualidade de vida da população.

O aluno ganhará também competências gerais para se integrar em equipas multidisciplinares que intervenham no planeamento e gestão do tecido urbano, rentabilizando a sua  formação de base, de engenheiro do ambiente, e abrindo perspectivas de trabalho. 

Caracterização geral

Código

10372

Créditos

3.0

Professor responsável

João António Muralha Ribeiro Farinha

Horas

Semanais - 3

Totais - 46

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos específicos, para além da necessária pro-atividade do aluno e vontade de explorar os assuntos e de aprofundar conhecimentos por vezes de forma autónoma e em estreita articulação com o docente. 

Bibliografia

Cidades do Futuro - Desafios, Visões e Perspectivas; EU, 2011. 

Cidades para um Pequeno Planeta; Rogers, Richard; Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 2001.

- Ecologically Based MunicipalLand Use Planning; Honachefsky, William; Ed: Lewis Publishers, 2000.

. "Energias Urbanas - Desafios Urbanos";  Berlim, 2012. 

- Sustaining Cities - Environmental Planning and Management in Urban Design; Leitmann, Josef; Ed. McGraw-Hill, 1999.

- Sustainable Communities – The Potential for Eco-Neighbourhoods; Ed. Barton, Hugh; 2000.

- Urban Future 21 – A Global Agenda for 21’s Century Cities; Hall, Peter and et all; Ed. Alexandrine Press, 2000.

Método de ensino

Nas aulas teóricas o método de ensino tende a ser mais expositivo com o auxílio a slides, videos e outros modos de comunicação. Sempre que necessário abre-se espaços para debate alargado. 

Nas aulas de cariz prático são fornecidos metodos e instrumentos de trabalho seguidos de aplicações práticas. São também apresentados casos concretos e debatidos em grupos. 

Método de avaliação

O método de avaliação é contínuo, em sintonia com a orientação da FCT.

É constituído por 4 componentes: Trabalho 1: 30%; Trabalho 2: 30%; Teste: 30%; Participação ativa nas Aulas e Exercícios: 10%.

Por favor ver o Programa e Modo de Avaliação disponível no CLP. 

Conteúdo

"Urbanismo, Transportes e Ambiente" 

Este curso estuda as áreas urbanas na perspectiva de alcançar cidades sustentáveis. Cria competências para intervenção prática. Concentra-se em três componentes principais:

(i) O planeamento e gestão de áreas urbanas de acordo com as boas práticas para o desenvolvimento urbano sustentável. Analisa bairros realizados na Europa que se projectam como bons exemplos: Vauban, Hammarby, De Bonne, HafenCity, etc. e retira orientações. 

(ii) Focagem nos sistemas de transporte, suas implicações ambientais e sua profunda relação com os padrões de uso da terra e formas urbanas. Destaque para a mobilidade sustentável, transportes públicos e interfaces. 

iii) Análise de casos urbanos concretos, partindo de bairros existentes na AM Lisboa e construíndo conhecimentos em torno dos desafios encontrados procurando apontar soluções robustas e viáveis para os problemas.