Gestão de Projetos
Objetivos
Este curso procura de uma forma coesa e concisa mas abrangente apresentar os fundamentos principais da gestão de projetos baseados em normativos internacionais das melhores práticas e dos conhecimentos profissionais bem como dos resultantes de investigação sobre teorias, métodos e ferramentas utilizadas para iniciar, organizar, planejar, controlar e fechar projetos eficazmente. No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:
- Compreender e enquadrar a gestão de projectos nas organizações;
- Identificar, caracterizar e enquadrar diversas metodologias, métodos, ferramentas em diferentes ambientes produtivos;
- Entender como gerir variáveis críticas, tais como: tempo e custo; bem como o seu impacto sobre o âmbito e a qualidade dos projectos;
- Desenvolver e estabelecer planos de gestão em projetos;
- Conhecer e entender modelos de práticas profissionais standards em gestão de projeto;
- Reconhecer os processos de certificação profissional e sua importância
Caracterização geral
Código
10589
Créditos
6.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo, Nuno Alexandre Correia Martins Cavaco
Horas
Semanais - 4
Totais - 62
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Aconselha-se que os estudantes tenham alguma experiência prévia em estatística e investigação operacional.
Bibliografia
- Kerzner, H. (2013). Project Management: A systems approach to planning, scheduling, and controlling (11th ed.). John Wiley & Sons.
- Project Management Institute (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (6th ed.). PMI.
- Kerzner, H. (2011). Project Management Metrics, KPIs, and Dashboards: A Guide to Measuring and Monitoring Project Performance. John Wiley & Sons
- Jonasson, H (2007). Determining Project Requirements. Auerbach Publications- CRC Press.
- Haugan (2008). Work Breakdown Structures for Projects, Programs, and Enterprises. Management Concepts.
- Hulett, D. (2011). Integrated Cost-Schedule Risk Analysis. Gower publishing.
- Chapman, C. & Ward, S. (2012). How to Manage Project Opportunity and Risk. John Wiley & Sons.
- Ambriz, R. and White, J. (2011). Dynamic Scheduling with Microsoft Project 2010. J. Ross Publishing.
Método de ensino
A leccionação da disciplina é realizada combinando uma vertente conceptual, em aulas teóricas, e uma vertente aplicada, em aulas práticas.
Método de avaliação
Os elementos de avaliação da unidade curricular são:
- Avaliação Grupal (TG)
- Testes (T1 e T2)
- Avaliação Individual (T1 + T2). Se T1 ou T2 < 5,5 ==> Exame (EX)
NOTA FINAL = 0,4TG + 0,3T1 + 0,3T2 ou 1EX
Conteúdo
1.Enquadramento da Gestão de Projetos: Principais conceitos e definições; Factores de sucesso e insucesso; Normativos da gestão de projetos; Ética, responsabilidade e certificação profissional;
2. Iniciação do projeto: Concepção, avaliação e posicionamento estratégico do projeto, partes interessadas e equilíbrio de interesses envolvidos, Métodos de Selecção e Prioritização de Projectos, criação do charter do projeto;
3. Planeamento e programação do Projeto: Definição do âmbito e requisitos do projeto; construção da WBS, Estimativa e planeamento de recursos; Planeamento da qualidade, tempo e custos; caracterização e planeamento do risco; Estabelecimento de aquisições e contratos: Programação do projecto.
4. Execução, Acompanhamento e Controlo: Gestão e desenvolvimento de equipas; acompanhamento e controlo do âmbito, duração, custos e alterações; Controlo e garantia da qualidade; Condução e administração de contratos; Acompanhamento e controlo dos riscos; Avaliação e relatórios de desempenho de projetos.
5. Encerramento do Projeto: Encerramento de aquisições e contratos e do projeto ou fase; Recolha, registo e utilização de lições apreendidas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: