Gestão de Recursos Hídricos
Objetivos
A cadeira de Gestão de Recursos Hídricos tem como objectivo dotar os alunos dos conhecimentos e das ferramentas necessárias para o planeamento e a gestão dos recursos hídricos de uma dada região ou de uma bacia hidrográfica.
Caracterização geral
Código
10727
Créditos
6.0
Professor responsável
António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues
Horas
Semanais - 4
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Cunha, L. V. (1981) - "Fundamentos de uma nova política de gestão de recursos hídricos", Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Henriques, A. Gonçalves (1985) - "Avaliação dos Recursos Hídricos em Portugal Continental", Instituto de Estudos para o Desenvolvimento, Lisboa.
Leitão, A. E.; Rodrigues, A. C.; Henriques, A. G. (1996) - “Uma Nova Visão para o Planeamento e Gestão dos Recursos Hídricos Portugueses no Início do Século XXI”, 3º Congresso da Água, APRH, Lisboa, Março.
Lencastre, A.; Franco, F. M. (1992) - "Lições de Hidrologia", FCT-UNL, Monte de Caparica.
Loucks, D. P., Beek, E. van (2005) - Water Resources Systems Planning
and Management, UNESCO, Paris.
Método de ensino
Os conteúdos programáticos teóricos são apresentados, explicados e exemplificados aos alunos no decurso das aulas teóricas.
As aulas práticas são utilizadas para a aplicação dos conceitos e técnicas do foro da técnicas de modelação e gestão hidrológica, através da resolução de exercícios práticos e do desenvolvimento de trabalhos em que os conteúdos programáticos são aplicados de forma integrada. Aos alunos é exigido que os trabalhos sejam desenvolvidos organizados e apresentados sob a forma de documento científico, em forma de artigo cientificio ou relatório técnico/cientifíco.
Método de avaliação
Os alunos da unidade curricular são avaliados de forma contínua ao longo do semestre.
A nota final (NF), entre 0 e 20 valores, é o resultado da ponderação entre os resultados de 1 teste (T1) e dois trabalhos práticos (TP1 e TP2), de acordo com a seguinte fórmula:
NF = 0,4 x T1 + 0,3 x TP1 + 0,3 x TP2
A nota do teste pode ser substituída pela nota de um exame de recurso.
Conteúdo
Introdução, conceitos base e princípios gerais. Perspectiva histórica. Escalas de tempo e de espaço no processo de planeamento e gestão de recursos hídricos. Caracterização dos usos da água: abastecimento público, abastecimento industrial, irrigação, produção de energia, recreio, rejeição de efluentes, manutenção da qualidade ecológica, navegação.
Avaliação das disponibilidades hídricas superficiais e subterrâneas de uma bacia hidrográfica. Noções fundamentais da operação de sistemas de recursos hídricos. Avaliação do desempenho de sistemas de recursos hídricos. Modelos de planeamento e de gestão. Técnicas de simulação e de optimização. Análise de sensibilidade e de incerteza.