Nutrição

Objectivos

No final desta unidade curricular o estudante deverá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

1. Compreender a importância e significado da nutrição.
2. Reconhecer o papel biológico dos constituintes nutricionais dos alimentos.
3. Reconhecer o papel biológico dos constituintes bioactivos presentes nos alimentos.
4. Perceber a importância da nutrição no desenvolvimento de novos produtos.

Caracterização geral

Código

10752

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Luísa Almaça da Cruz Fernando, Maria Paula Amaro de Castilho Duarte

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de bioquímica.

Bibliografia

KRAUSE''''''''''''''''''''''''''''''''S FOOD & NUTRITION THERAPY (2008), 12ªEdição. Saunders , Filadélfia, EUA.

Método de ensino

Sessões teóricas com datashow. Sessões práticas de laboratório.

Método de avaliação

Componente teórica: 2 Testes individuais (cada um 30% na classificação final). A média ponderada dos 2 elementos tem que ser igual ou maior do que 9,5 valores (escala de 20 valores)

Componente prática: 1) Assiduidade nas sessões práticas de laboratório; (2) Elaboração e discussão de relatórios (cada um 20% classificação final).

Classificação final: (0,60*Componente teórica) + (0,40*Componente prática). Aprovação com nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).

- Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. A classificação será igual a: 0,60*classificação do exame+0,40*classificação da componente prática. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).

- Caso os alunos pretendam fazer a melhoria deverão inscrever-se para melhoria na época de exames. A classificação na componente prática não é passível de melhoria e transita para o ano lectivo seguinte.

Conteúdo

1. Papel biológico dos nutrimentos

1.1 Proteínas
1.2 Lípidos
1.3 Glúcidos
1.4 Fibras
1.5 Vitaminas
1.6 Minerais
2. Valor nutricional dos alimentos. Tabelas de Composição de Alimentos. Bases de dados nutricionais.
3. O processo digestivo. Digestão e absorção de nutrimentos. Noções de bioacessibilidade e biodisponibilidade.
4. Alimentos funcionais.
5. Alergias e intolerâncias alimentares.
6. Desenvolvimento de novos produtos com base em recomendações nutricionais.


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: