Microeconomia
Objetivos
Esta disciplina tem como objectivo familiarizar os alunos com os principais problemas estudados pela Microeconomia. Pretende-se que os alunos tenham uma compreensão básica do comportamento individual dos consumidores e das empresas, bem como do funcionamento de vários tipos de mercados e dos efeitos e motivos para a intervenção do estado nos mesmos.
Caracterização geral
Código
10862
Créditos
3.0
Professor responsável
Duarte Miguel Machado Carneiro de Brito
Horas
Semanais - 3
Totais - 42
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há precedências aconselhadas para este curso.
Bibliografia
Mata, José, 2000, Economia da Empresa, F. Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Samuelson, Paul e W. Nordhaus, 2005, Microeconomia, 18ª Edição, McGraw-Hill.
Frank, Robert, 2003, Microeconomics and Behavior, 5ª Edição, McGraw-Hill.
Varian, H., 2009, Intermediate Microeconomics, W. W. Norton & Company
Henriques, D. e Teresa Vasconcelos e Sousa, 2011, Introdução à Microeconomia - Livro de Exercícios, Escolar Editora.
Método de ensino
Aulas com componente teórica apresentada pelo docente, seguida da resolução de exercícios práticos.
Método de avaliação
DOIS MÉTODOS ALTERNATIVOS:
a) Avaliação com dois mini-testes: de acordo com este sistema de avaliação, o aluno fará dois mini-testes (sem consulta), com peso de 1/2 cada. A matéria incluída no primeiro mini-teste é leccionada desde o início das aulas até à semana anterior à realização deste. Nos segundo mini-teste a matéria incluída é a leccionada desde o mini-teste anterior até à semana anterior à realização do mini-teste em causa, sem prejuízo de serem requeridos conceitos transversais (fornecidos ao longo de todo o semestre). Neste sistema de avaliação, a aprovação à disciplina implica uma média mínima de 9.5 valores.
b) Exame final: O Exame final é sem consulta e abrange a totalidade da matéria e a respectiva classificação obtida terá o peso de 100 por cento na nota final. A nota mínima para aprovação na disciplina é 9.5 valores.
Conteúdo
1.Apresentação e motivação.
2.Modelização do funcionamento de mercados: Determinantes da procura e da oferta de um bem. Elasticidades. Excedentes. Equilíbrio de Mercado. A intervenção do Estado nos mercados: Impostos, subsídios, controlo de preços.
3.Da teoria do consumidor à função procura: restrição orçamental, preferências, utilidade e a escolha óptima.
4.Da teoria do produtor à função oferta: função produção e curvas de custos de curto e longo prazo.
5.O modelo de Concorrência Perfeita. Equilíbrio de curto e longo prazo. Equilíbrio de mercado e eficiência.
6.Teoria do Monopólio. Efeitos sobre o bem-estar. Monopólio e discriminação de preços.
7.As principais falhas de mercado. Bens públicos. Externalidades.
8.Teoria dos jogos e oligopólio: jogos simultâneos e sequenciais. Modelos de concorrência em quantidades.