Tratamento e Valorização de Efluentes e Resíduos

Objectivos

O objectivo da unidade curricular é dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos que lhes permita compreender os diferentes processos de tratamento e de valorização dos efluentes e resíduos das indústrias agro-alimentares, a importância e o valor económico associado, nos contextos empresarial, ambiental e social, e ainda os documentos legislativos mais importantes. Privilegia-se o desenvolvimento das capacidades de interpretação e análise no que respeita à adequação dos processos de tratamento e valorização e das competências para avaliar e ou desenvolver a sua aplicação.

Caracterização geral

Código

11017

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Luísa Almaça da Cruz Fernando, Benilde Simões Mendes

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de biologia, física e química. 

Bibliografia

Arceivala, S. J. (1981) Wastewater Treatment and Disposal: Engineering and Ecology in Pollution Control, Marcel Dekker Inc. (Publs.), 892 pp (ISBN 978 0824769734) 

Santos Oliveira, J. F. (1982) Operações e processos fundamentais em engenharia sanitária: fundamentos da depuração biológica. UNL (Ed.), Lisboa, 256 pp.  

J. F. Santos Oliveira, Benilde Mendes, Nuno Lapa (2009) Resíduos – Gestão, Tratamento e sua Problemática em Portugal, Lidel-Edições Técnicas, Lda (Ed.), Lisboa, Porto, Coimbra, 542 pp (ISBN: 978-972-757-504-6). 

Grady Jr, L. C.P.; Daigger, G. T.; Love, N. G. (2009) Biological Wastewater Treatment, (Environmental Science & Pollution), CRC Press (Pubs.), 3rd Edition, 1200 pp (ISBN 978 0849396793) 

Tchobanoglous, G.; Burton, F. L.; Stensel, H. D. (2002) Wastewater Engineering: Treatment and Reuse, Burton, F. L. (Ed.),  McGraw-Hill Science/Engineering/Math (Publs.), 4th Edition, 1848 pp (ISBN 978 0070418783)

 

 

Método de ensino

As metodologias incluem a exposição oral dos temas nas sessões teóricas, pelo docente, e a sua discussão e análise, no final ou no decurso da exposição. Nas sessões teórico-práticas são dedicadas à análise de casos-estudo e à resolução de exercícios/problemas, de modo a consolidar os conhecimentos adquiridos e as capacidades de exposição e argumentação individual e em grupo pela participação proactiva dos estudantes.

Método de avaliação

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FCT a avaliação é contínua e realizada em dois momentos de avaliação com um contributo de 50% na classificação final. Os estudantes que não obtiverem aprovação realizam um exame final de recurso. A aprovação na unidade curricular, avaliação contínua ou exame final, requer uma classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).

Conteúdo

A disponibilizar brevemente

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: