História da Arte da Idade Moderna
Objetivos
1. Analisar de forma problematizada a arte da idade moderna, distinguindo tendências estéticas e integrando-as no seu contexto teórico e histórico, sensibilizando os alunos às seguintes problemáticas :
- Contexto temporal – Os estílos e a sua evolução
- Contexto espacial - A produção da arte segundo os espaços geo-politicos.
- Autoria – Papel do comanditário, do artífice e do artista.
- Noções relativas às Artes Mecânicas e às Artes Liberais.
- A organização corporatistas dos pintores e escultores
- Tratados de Pintura e Escultura.
- Valores da Pintura com carácter bidimensional e da Escultura com carácter tridimensional. Expressão plástica e expressão cromática.
- Obras de conjunto – A articulação orgânica e retórica de elementos formando pares, dípticos, trípticos, polípticos, etc.
- Técnicas usadas e intencionalidade formal dos artistas.
- Função da arte – Arte religiosa e arte profana.
- Simbolismo e mensagens ocultas nas obras.
2. Conduzir o aluno a comparar obras de um mesmo periodo, ou de um mesmo espaço geografico.
3. Planificar e desenvolver investigação em História da Arte como parte integrante do processo de decisão em intervenções de conservação e restauro.
Caracterização geral
Código
2691
Créditos
6.0
Professor responsável
Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto
Horas
Semanais - 4
Totais - 68
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem requisitos
Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo, Renacimiento y Barroco, Madrid, Ed. Akal, 1987, 2vols.
AAVV, "História da Arte em Portugal", Lisboa, Publicações Alfa, 1986, vols. 4,5,6,7,8 e 9.
AAVV, "História da Arte Portuguesa", Lisboa, Círculo de Leitores, 1995, 3 vols.
Garin, Eugénio (dir.), O Homem Renancentista, Lisboa, Ed, Presença, 1991.
Harbison, Craig, The Mirror of the Artist: The Northern Renaissance Art (Prespectives), New Jersey, Prentice Hall, 2003.
Snyder, James; Silver, Larry; [et al], Northern Renaissance Art, New Jersey, Prentice Hall, 2004.
Villari, Rosario, O Homem Barroco, Lisboa, Presença, 1994.
Venturi, Lionello, "História da Crítica da Arte", Lisboa, Ed. 70, 1998.
Welch, Evelyn, Art in Renaissance Italy 1350-1500, USA, Oxford University Press, 2001.
Método de ensino
Aulas expositivas com apoio audovisual.
Encoraja-se trabalho complementar com visitas a galerias/museus para ter um contacto directo com obras do periodo considerado..
Em cada aula existirá um período destinado ao esclarecimentos de dúvidas e exercícios práticos afins.
Método de avaliação
Avaliação a HAIM:
AVALIAÇÃO
A UC de HAIM tem 4 componentes de avaliação contínua: dois testes individuais para a Avaliação Teórica, um relatório de grupo e uma apresentação oral de grupo para a Avaliação Teórico-Prática
FREQUÊNCIA
Para obter a Frequência, é preciso fazer:
- Teste 1 (individual) - questão téorica - obrigatório
- Teste 2 (individual) - Análise de uma obra - obrigatório
- 1 Trabalho de grupo com um máximo de 4 estudantes - obrigatório
- 1 Apresentação oral de grupo com um máximo de 4 estudantes - obrigatório
Avaliação Teórica: 2 testes (T1 e T2)
A Nota Teórica (NT) é dada pela média dos dois testes, 50% cada.
NT = 0,5xT1 + 0,5xT2
Avaliação Teórico-Prática: relatório de grupo (Relat.) e apresentação oral deste trabalho pelo mesmo grupo (Oral).
A Nota Teórico-Prática (NTP) é dada pela média do relatório e do oral, 50% cada.
NP = 0,5xRelatorio + 0,5xOral
A Frequência (F), ou avaliação final, corresponde à média aritmética entre NT e NTP.
F= 0,5xNT + 0,5xNTP
Para ter aprovação à UC é necessário ter um mínimo de 9.5 valores em ambas as avaliações Teórica e Teórico-Prática. O aluno que atender a estas condições, está dispensado do Exame de Recurso.
EXAME DE RECURSO
O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 2/3 das aulas teórico-práticas.
- para alunos que chumbaram na Frequência (avaliação ao longo do semestre): a nota do Recurso substitui os 2 testes (NT) e faz média com a Nota Teórico-Prática (NTP).
- para alunos que vão a Exame de Recurso em Melhoria de Nota: a nota deste exame substitui a Nota Teórica (NT).
Conteúdo
1. Introdução à História da Arte da Idade Moderna. A recuperação da cultura greco-romana - Revisão de princípios filosóficos de ascendência platónica e aristotélica.
2. Idade Média e Renascimento: continuidades e rupturas. Contexto socio-económico.
3. A arte italiana do "Trecento". Primeiras tentativas de libertação da cultura Bizantina. Caso de estudo : o Crucifixo de Cimabue e o seu restauro em 1966 – Materiais e técnicas.
4. A pintura de Giotto: historicismo, natureza e intelecto. Casos de estudo : frescos da Basílica Superior de Assis e frescos da Capela dos Scrovegni em Pádua – Materiais e técnicas.
5. Estílos e tecnologia da pintura mural - A Intencionalidade formal dos artistas e o seu reflexo na própria matéria e nas técnicas utilizadas (a fresco e a seco). A invenção do tratteggio - O respeito pelas mensagens que veiculam as obras - Confronto entre diferentes casos de estudo.
6. Perspectiva e Proporções - O Quattrocento Florentino - A construção e representação racional e unitária do espaço e do tempo - Brunelleschi, Donatello e Masaccio - Tratado de Alberti.
7. Forma geométrica, luz e substância espacial – A obra de Fra Angelico. A pintura "ideia-dogma" segundo Masaccio - A pintura com função didática e valor místico segundo Fra Angelico. Diferentes casos de estudo – Materiais e técnicas.
8. Evolução da arte no século XV no Norte da Europa - A pintura flamenga - A "absolutização" da representação pictórica nas obras de Jan Van Eyck e Rogier Van Der Weyden.
9. A pintura flamenga da segunda metade do séc. XV - Dieric Bouts e a expressão do "espaço-distância". Caso de estudo : A justiça do Imperador Otton III (1470-1475) – Materiais e técnicas.
10. A pintura alemã do século XVI - Contextualização histórica e política. Albrecht Dürer, desenhador, gravador, pintor e tratadista - Os estudos ditos «pre-científicos». Casos de Estudo: Adão e Evaproduzidos em 1504, e em 1507 – Materiais e técnicas. Hans Holbein o Novo - A pintura profana e a função do retrato - Obras formando pares. Caso de estudo: Os Ambaixadores, de 1533 – Materiais e técnicas.
11. Vasco Fernandez e a pintura europeia do Renascimento. Caso de estudo: O Retábulo-mor da Catedral de Viséu (1501-1506) – Materiais e técnicas.
12. As Descobertas e o efeito da cultura expansionista - A arte no tempo de D. Manuel. Retábulos do Ducado de Barbante - A organização corporatista dos pintores e escultores. Caso de estudo: O retábulo mor da Sé Velha de Coimbra - 1499-1502 – Materiais e técnicas.
13. O Concílio de Trento e o seu impacto na arte sacra. Obras profanas e religiosas do Caravaggio. Caso de estudo: A Capela de S. Mateus, Saint Louis des Français, Roma – Materiais e técnicas.
14. Barroco e Clacissismo na arte europeia do século XVII. O barroco espanhol através das obras de Velázquez – Materiais e técnicas. O barroco e rococo português - Obras de Frei Cipriano da Cruz e Frei Antonio Ferreira Vilaça. Caso de estudo: Capela de S. Francisco Xavier da extinta Igreja do S. Nome de Jesus, de Coimbra (1632-1688) – Materiais e técnicas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: