Marketing e Inovação

Objectivos

A disciplina procura dotar os alunos dos conhecimentos fundamentais no domínio do Marketing, nomeadamente as diferentes técnicas associadas ao Marketing Research, o conhecimento de diferentes estratégias de mercado, como o posicionamento e a segmentação, e a actuação ao nível das variáveis do Marketing Mix. É ainda abordado o conceito de inovação e o seu enquadramento estratégico, bem como o papel da tecnologia no processo de inovação.

Caracterização geral

Código

3736

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos, Rogério Salema Araújo Puga Leal

Horas

Semanais - 4

Totais - 66

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

 

Dibb, Sally; Simkin, Lyndon; Pride, William M. and Ferrell, O. C. (2012). Marketing: Concepts and Strategies (6th ed.).London: Cengage.

Philip T. Kotler and Kevin Keller (2016), Marketing Management, 15th Edition, Pearson.

Vicente, P., Reis, E. e Ferrão, F.(2001), "Sondagens-a amostragem como factor decisivo de qualidade", Edições Sílabo.

Hair, J. H., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., (2009), Multivariate Data Analysis, New Jersey, Prentice-Hall Higher Education.

William G. Zikmund, Barry J. Babin (2016), Essentials of Marketing Research, Cengage.

Método de ensino

O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas em prática simulada no domínio da aplicação dos conceitos. O trabalho prático da disciplina procura que os alunos testem e demonstrem a aquisição de conhecimento técnico e, também, a aquisição de competências de relacionamento interpessoal orientedas para o trabalho em equipa.

Método de avaliação

Avaliação: 2 testes (50% cada) Para dispensa de exame de recurso, a média dos testes deverá ser igual ou superior a 9,5.

Conteúdo

1. O conceito de Marketing e sua evolução

  • O Marketing numa perspectiva multifacetada
  • O conceito de marketing-mix
  • O Marketing e o planeamento estratégico

2. Marketing research: a recolha, análise e tratamento de informação em Marketing

  • Dados Primários versus dados secundários
  • Estudos qualitativos versus estudos quantitativos
  • Painéis
  • Sondagens
  • Comportamento do Consumidor
  • A utilização da regressão múltipla para tomada de deisão

3. Estratégia de Mercado

  • Mercados
  • Segmentação
  • Targeting
  • Posicionamento

4. Marketing-Mix

  • Variáveis do Marketing-mix
  • Política de produtos e serviços
  • Política de preço
  • Política de comunicação
  • Política de distribuição

5. O plano de Marketing

6. Inovação

  • O conceito de Inovação
  • Modalidades da Inovação
  • Os sistemas de Gestão IDI
  • As normas Portuguesas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: