Biossensores
Objetivos
Os objectivos genéricos da disciplina são o de dar a conhecer aos alunos uma visão genérica dos conceitos subjacentes à concepção e produção de biossensores (sensores analíticos baseados na conjugação entre componentes biológicos e transdutores físico-químicos), bem como as suas variações tecnológicas, as principais aplicações e os actuais e futuros desafios. São objectivos específicos da cadeira introduzir os alunos ás novas tecnologias sensoriais no âmbito da biotecnologia nomeadamente no que concerne à sua miniaturização.
Caracterização geral
Código
5324
Créditos
6.0
Professor responsável
Hugo Manuel Brito Águas
Horas
Semanais - 5
Totais - 76
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Formação básica em química e física.
Alunos com a formação adquirida nos primeiros anos dos cursos em Materiais, Nanotecnologia, Fisica, Química, Bioquímica, Biotecnologia, Biomédica e áreas afins.
Bibliografia
Handbook of Biosensors and Biochips, 2 Volume Set, Robert S. Marks (Editor), Christopher R. Lowe (Editor), David C. Cullen (Editor), Howard H. Weetall (Editor), Isao Karube (Editor), (2008) Wiley
Handbook of Modern Sensors: Physics, Designs, and Applications, Jacob Fraden, 3rd ed, (2004) Springer
Sensor Technology Handbook, Jon S. Wilson (Editor), (2005) Elsevier
Biosensors (Practical Approach S.) Jon Cooper, Tony Cass, 2nd Ed. (2004) Oxford University Press
John L. Vossen, Werner Kern, Thin Film Process II, Academic Press, 1991.
Cantilever transducers as a platform for chemical and biological sensors; Review of Scientific Instruments, Vol 75, nº 7, (2004)
BioMEMS: state-of-the-art in detection, opportunities and prospects; Rashid Bashir; Advanced Drug Delivery Reviews 56 (2004) 1565– 1586; (online na sciencedirect)
Microfabrication Techniques for Chemical/ Biosensors ; Proceedings of the IEEE, Vol. 91, nº 6, (2003)
Método de ensino
A UC será leccionada em 14 aulas teórico-práticas de 2 horas complementadas por 14 aula práticas de 3 horas.
As 14 aulas teórico-práticas serão dadas recorrendo a projecção de diapositivos, mas usando também o quadro para esquemas complementares para esclarecimento de dúvidas pontuais colocadas pelos alunos. Estas serão complementadas por formação do tipo tutorial preferencialmente usando as vias disponibilizadas pela escola: o CLIP e o MOODLE.
As aulas práticas têm um vertente essencialmente laboratorial demonstrativa de conceitos, processos e dispositivos.
Método de avaliação
Os alunos podem aprovar à disciplina, por testes ou exame final. Nota minima 9.5 valores. (60%)
Os restantes 40 % correspondem à avaliação de um trabalho escrito em forma de projecto com apresentação oral sobre um estudo do desenvolvimento de um biossensor. O trabalho é efectuado por grupos de 5 elementos e será avaliada de modo individual a apresentação e a discussão do trabalho.
As aulas laboratoriais têm frequência obrigatória.
Conteúdo
Introdução aos Biossensores. Bioreceptores e Bioafinidade. Princípios e sistemas de transdução. Propriedades físicas em meios biológicos. Temperatura, pressão, força, deslocamento.
Immobilização de biomoléculas: adsorção, covalente. Funcionalização de superfícies e de biomoléculas. Ligação Biotina-Avidina. Self Assembled Monolayers. Langmuir-Blodgett. Microcontact printing. Suportes de imobilização: membranas, sílicas, metais, eléctrodos de carbono, polímeros, sol-gel. Imunoensaios. e Imunossensores. ELISA, imobilização em superfície. Desenvolvimento de um imunossensor para detectar IgG. Sensores enzimáticos. Sensores baseados em microorganismos.
Sensores Mecânicos: O cantilever; Sistemas de transdução piezoeléctricos. Microbalança de Quartzo. Sistemas Micro e Nano Electro Mecânicos (MEMS).
Sensores ópticos: fibra óptica e guias de onda, ondas evanescentes, ressonância plasmonica de superfície. Técnicas de Fluorescência. Espectroscopia Raman- SERS.
Sensores Químicos e Electroquímicos: Sistemas de transdução electroquímica; sensores amperométricos e potenciométrico; Sensores de calorimetria; IFETS; Nariz Electrónico
Sensores Térmicos e calorimétricos: Térmicos (Termistores, Termopares, Termopilhas, Díodos); Calorimétricos
Tecnologias para a sistemas de biodetecção: Fotolitografia; Nanolitografia; Deposição de filmes finos; Gravação de materiais; MEMS (Microelectromechanical systems); Microfluidica; Nano-bio-litografia; Lab-on-a-chip; Manipulação e detecção de nanopartículas magnéticas; Eléctrodos interdigitais e electrónica de ponta. Instrumentação e processamento de dados. Construção de protótipos.
Aplicações de biossensores: Sensores de ADN; Análises clínicas; Doenças infecciosas; Doenças neurológicas; Industria Farmacêutica; Monitorização de Diabetes; Doenças tropicais; Imunocromatografia; Monitorização ambiental; Controlo de qualidade alimentar.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: