Atomic and Molecular Spectroscopy

Objectivos

- Aprofundar conhecimentos em áreas de investigação aplicada, inovação, desenvolvimento experimental, novas tecnologias, não descurando a investigação fundamental - Contribuir para a formação de técnicos de excelência em diversas actividades profissionais que requeiram aplicação da Física - Ministrar uma formação com ênfase experimental em técnicas modernas de Física Fundamental e Aplicada - Valorizar os fenómenos físicos em temas que vão desde os processos de decomposição e reacção com moléculas de interesse biológico, processos de captura electrónica dissociativa e de transferência de carga, com particular relevo para moléculas de interesse biológico - Esforçar a autonomia na pesquisa documental orientada para a selecção e tratamento de informação sobre procedimentos em questões da Física Atómica e Molecular - Reconhecer a vantagem de articulação de diversas áreas do saber em Física Atómica e Molecular com Química, Biofísica, Física Médica, Instrumentação, Tecnologia, entre outras.

Caracterização geral

Código

11262

Créditos

3.0

Professor responsável

Paulo Manuel Assis Loureiro Limão Vieira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 63

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há requisitos específicos pois depende da formação de base dos estudantes.

Bibliografia

Capítulos dos livros de:

Physics of Atoms and Molecules

B. H. Brandsen and C. C. Joachain

Prentice Hall, 2002

ISBN: 978-0582356924

 

Introduction to the Structure of Matter

John J. Brehm and William J. Mullin

John Wiley & Sons, 1989

ISBN: 0-471-60531-X

 

Gaseous Molecular Ions

E. Illenberger and J. Momigny

Springer-Verlag New York, 1992

ISBN: 3-7985-0870-4

 

Atomic and Molecular Clusters

Roy L. Johnston

Taylor & Francis, 2002

ISBN: 0-7484-0931-9

Método de ensino

A forma pela qual a disciplina se apresenta, procura também promover a participação activa por parte dos alunos para nela desenvolverem os seus processos de aprendizagem e formação científica em estreita colaboração com o docente. A matéria é exposta para favorecer um processo de transferência simples de informação de forma a criar oportunidades de um ensino interrogativo, culminando em respostas e/ou conclusões. Assim, é uma constante: interrogação dos alunos no decurso da exposição das matérias e resolução de problemas; esclarecimento de dúvidas que possam surgir; e encorajamento na participação oral activa dos alunos. Deste modo, tem sido conseguido o estreitar da relação entre docente e aluno através da motivação criada em torno das suas participações. A frequência e avaliação são ditadas pela assiduidade, pela realização  e apresentação escrita e oral de uma monografia num dos tópicos abordados pelo corpo docente. Sempre que se justifique poder-se-á realizar um exame escrito.

Método de avaliação

A frequência e avaliação são ditadas pela assiduidade, pela realização  e apresentação escrita e oral de uma monografia num dos tópicos abordados pelo corpo docente. Sempre que se justifique poder-se-á realizar um exame escrito.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos assentam num conjundo diversificado de temas complementares e sinergéticos dos módulos lectivos das outras disciplinas do plano doutoral. Tendo em consideração o cariz avançado e actual dos tópicos que se pretendem abordar, os conteúdos não estão limitados a um conjunto pré-definido, mas a temas que se inserem nas questões da interacção e utilização de radiação em sistemas biológicos. Os temas incluem: - Espectroscopias (5,0 horas); - VUV e IR  (5,0 horas); - Física molecular: interaccao de fotoes, electroes e ioes (pesados) com moleculas biologicas (8,0 horas); - Progressos teóricos e experimentais em moleculas de interesse biológico (5,0 horas); - Introdução à física de agregados atómicos e moleculares (5,0 horas).