Introdução à Conservação e Restauro II

Objectivos

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Caracterização geral

Código

10106

Créditos

6.0

Professor responsável

Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto, Maria da Conceição Lopes Casanova

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

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Bibliografia

Avrami, E., Randall M. and M. de la Torre, eds. Values and Heritage Conservation: Research Report. Los Angeles: GCI, 2000.

Luciani, R., Il restauro. Storia. Teoria. Tecniche. Protagonisti. Roma: Fratelli Palombi Editori, 1988.

Martínez J., María J. Historia y teoría de la conservación y restauración artística. 2ª ed. Madrid: Tecnos, 2001.

Price, N. S., Mansfield K. Talley and Alessandra M. Vaccaro, eds.Historical and Philosophical Issues in the Conservation of Cultural Heritage. Los Angeles: GCI, 1996.

Método de ensino

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Método de avaliação

Unidades de avaliação:

1. Avaliação contínua (10%);

2. Teste escrito (40%)

3. Caso de estudo em grupo: Apresentação oral individual (30 %) +  Relatório de grupo (20%)

Dado o plano de contingência a avaliação contínua passa a dizer respeito apenas à participação nas sessões em videoconferência e nas aulas teóricas e práticas planeadas para maio. O teste escrito poderá vir a ser substituído por orais em videoconferência, bem como a apresentações orais. O trabalho de grupo deve ser limitado a grupos de dois alunos.

O aluno deverá ter nota positiva em cada uma das unidades de avaliação para poder concluir com sucesso a disciplina.

Conteúdo

1. Principais conceitos

1.1 Definição do conceito de Património e dos conceitos de Preservação, Conservação e Restauro.

1.2.  Noções de autenticidade e significado cultural.

1.3. Ética profissional e limites da intervenção restauradora: conceito de reversibilidade e retratibilidade.

2.Evolução e filosofias da conservação 

2.1 A história do restauro e as origens da conservação como ciência.

2.2 Principais teorias do restauro: de John Ruskin a Cesari Brandi.

2.3.Novos paradigmas: de Salvador Muñoz Viñas a Frank Hassard.

3. Formação e estatuto do profissional

3.1 O papel das organizações internacionais na formação e estatuto profissional do conservadore-restaurador.

3.2 Principais documentos normativos para a Profissão.

3.3 Relação do conservador/restaurador com outras profissões: a equipa interdisciplinar.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: