Introdução à Conservação e Restauro I

Objectivos

O objectivo desta disciplina é o de dar a compreender  a natureza interdisciplinar e a complexidade da actividade de conservação.

Os alunos terão sessões relacionadas com cada um dos t´popicos de investigação e de actuação do DCR

No final do semestre o aluno deve: 

i) Utilizar as ferramentas de pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas;  

ii) Revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho de conservação;

iii) Revelar a capacidade critica que lhe permita diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas;

iv) Transmitir correctamente os conhecimentos adquiridos, nomeadamente através de uma apresentação oral e de da produção de textos escritos.

Caracterização geral

Código

10130

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis, Márcia Gomes Vilarigues

Horas

Semanais - 5

Totais - 78

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não definidos

Bibliografia

Bibliografia geral:

AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p. 

CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p. 

CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p. 

NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.

Bibliografia específica: a fornecer pelo Laboratório em função do projecto em curso

Método de ensino

Ensino teórico-prático, com ilustrações adequadas aos objectivos da unidade curricular.

Método de avaliação

Nota final

30% minitextos para cada sessão + 20% participação + 50% Apresentação Oral

Conteúdo

O que é o património ?
A conservação e a auto-etnografia 

Princípios de Conservação Preventiva
O levantamento do estado de Conservação

O livro - do suporte à construção, da codiologia à arqueologia

Do ovo à tinta - uma história da história da arte

Etnografia, religião e conservação

Vidro e vidrados - uma história comum ?

Metais a conservar

A fotografia analógica e digital - desafios para a conservação

Tomada de decisão em conservação - os desafiso da Arte Contemporânea

Desvendando o património no Laboratório Científico

Auto-etnografia - a experiência de ICR1

Apresentações - O que é ser conservador da FCT NOVA ?

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: