Princípios de Química e Técnicas de Laboratório e Segurança

Objectivos

Cadeira de índole geral que deverá fornecer a estrutura básica de conhecimentos para as restantes disciplinas de química. Tem um segundo importante objectivo que é o de servir de ensino propedêutico aos alunos provenientes de áreas onde a Química não teve suficiente expressão.

Caracterização geral

Código

11004

Créditos

9.0

Professor responsável

João Carlos dos Santos Silva e Pereira de Lima, Maria João Seixas de Melo

Horas

Semanais - 7

Totais - 112

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não têm requisitos especiais

Bibliografia

No ambito dos conteudos programaticos, o corpo docente envolvido forncera uma lista bibliografica sobre cada um dos temas abordados, sendo obrtigatoriamente disponibilizado e de forma previa um resumo de cada palestra. No que respeita ao “journal-club” o respondavel da disciplina disponibilizarta varios artigos cinetificos publicados em revistas de circulacao internacional. Todas as palestras leccionadas serao arquivadas em formato digital e disponibilizadas como materias de consulta e estudo.

Método de ensino

O programa de PQ é transmitido e discutido ao longo de 28 aulas teóricas de 1h e 14 aulas teórico-práticas de 2h, assim como 6 workshops de cerca 4 horas.

Duas aulas por semana de 90 minutos. Na primeira parte o professor introduz os temas, na segunda parte os alunos resolvem problemas sobre o tema dado.

Os alunos devem preparar com antecedência as aulas práticas

Na net estão acessíveis todos os materiais de estudo incluindo os materiais didáticos das aulas teórica e prática.

Os alunos devem estudar pelos livros aconselhados, ou outros de sua escolha, e não se limitar a seguir os apontamentos dos professores"

Método de avaliação

Avaliação contínua. Três testes teórico-práticos . A média desses testes tem de ser maior ou igual a 9.5  valores. 

As frequência das aulas práticas implica a escrita e classificação de todos os respectivos relatórios. A média desses relatórios tem de ser maior ou igual a 9.5. Em caso afirmativo os alunos têm frequência à disciplina. Caso contrário terão de repetir a parte prática. 

A admissão ao exame implica ter frequência na parte prática. A nota da prática faz média com a do exame. 

A média final é feita com os testes  ou o exame em alternativa (2/3) e os relatórios (1/3). note-se que no caso do exame vale também 2/3 uma vez que se trata de um exame teórico-prático

No caso dos alunos não terem nota mínima num dos testes teórico-práticos podem repeti-lo na data do exame (ou fazer o exame completo se preferirem).

Casos omissos serão resolvidos pelo responsável da disciplina.

Conteúdo

Programa das aulas Teóricas:

Exemplos da importância da Química na Conservação e no Restauro. Do átomo à molécula. Modelos atómicos e de ligação química. Propriedades periódicas. Ligação química no estado sólido. Ligação iónica. Sólidos covalentes. Ligação metálica. Forças de van der Waals. Ligação de hidrogénio. Factores termodinâmicos que controlam o equilíbrio químico. Cálculos de equilíbrio em reacções químicas. Reacções ácido base, de precipitação e redox. Introdução à cinética química. Ordem, energia de activação e mecanismos de uma reacção.

Programa das aulas Teórico Práticas:

1. A tabela periódica dos elementos; Nomenclatura química; Medição, unidades de grandeza do SI e manipulação de números. 2. 0 número de Avogadro; Conversão de nº de átomos a moles; Conversão entre massa e moles; Calcular a massa molar de um composto; Calcular concentrações de soluções 3. Estequiometria de uma reacção (acerto de equações químicas); rendimento de uma reacção química. 4. Configuração electrónica e propriedades periódicas. 5. Ligação química; notação de Lewis e estruturas de Lewis; Ligação química e estrutura química tridimensional (RPECV, Hibridação). 6. Ácidos e bases, definições, cálculo do pH de uma solução. 7. Cálculo do pH em soluções de ácidos orgânicos fracos, bases, em titulações ácido-base, em sistemas tampão. 8. Cálculo do produto de solubilidade e da solubilidade. 9. Reacções redox. Equação de Nernst.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: