Diagnóstico e Conservação de Pintura

Objectivos

Este curso foi desenvolvido com o objectivo de introduzir aos alunos do 3ano da Licenciatura em Conservação e Restauro, a conservação preventiva de pinturas de cavalete históricas e modernas (maioritáriamente em suportes de tela e painel).

 

O principal objectivo é o desenvolvimento das capacidades de observação e avaliação através do ensino da documentação profissional (Relatório de Exame e Condição), manuseamento seguro, e do diagnóstico e avaliação do estado de presevação de uma pintura (conceitos de estabilidade/instabilidade).

 

Os alunos irão adquirir noções básicas sobre os principais materiais e estratigrafia de pinturas tradicionais e modernas, assim como das propriedades físicas e mecânicas da composição da tinta (suporte, camada de preparação e camadas pictóricas, verniz). Para avaliar o estado de preservação/condição da pintura a fim de fazer recomendações para exposição, armazenamento e transporte seguro, os alunos aprenderão as principais causas de deterioração e serão introduzidos às questões éticas e leque de opções para procedimentos históricos e actuais de conservação-restauro. Métodos e técnicas científicas para a investigação/análise de pinturas serão abordados, assim como a apreendizagem de uma foto-documentação adequada, realização de amostragem (micro cortes estratigráficos) e utilização de estereomicroscópios e microscópio óptico.

Caracterização geral

Código

11009

Créditos

6.0

Professor responsável

Leslie Anne Carlyle, Raquel de Rocha Marques

Horas

Semanais - 5

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

O livro principal para a Conservação de Pinturas é actualmente:

The Conservation of Easel Paintings, Joyce Hill Stoner and Rebecca Rushfield (editors), Routledge, Oxon, UK and New York, NY, 2012. ISBN: 978-0-7506-8199-5 (hbk), 978-0-08-094169-1(ebk).

 

Publicações/artigos especificos para diferentes partes da matéria leccionada serão disponibilizados com as aulas.

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Teóricas: 1-2h com o auxílio visual de powerpoints.  Os alunos são encorajados a colocar questões ao longo das aulas e a pedir clarificação para qualquer conceito ou questão que esteja a ser apresentado. Os powerpoints e publicações/artigos associados (PDF''s) de cada aula serão disponibilizados para download no computador do laboratório.

 

Práticas (Laboratório 045): Os aulos terão contacto directo com pinturas "reais" a fim de desenvolverem as suas capacidades de observação. Irão realizar um relatório de exame e condição e preparar (ou visualizar) cortes estratigráficos e amostras de fibras no Microscópio Óptico. Poderão vir a realizar foto-documentação com os seguintes tipos de luz: Normal, Rasante, Transmitida, Ultra-violeta (UV) e Infra-vermelho assim como radiografia digital. Serão introduzidos a várias técnicas de diagnóstico/analise utilizadas na investigação de materiais e estado de conservação de pinturas (ex. FTIR, Raman, XRF, SEM-BSE).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: