Diagnóstico e Conservação de Metais

Objectivos

Avaliação do estado de preservação. Identificação e compreensão dos mecanismos de corrosão subjacentes. Fundamentos dos métodos de conservação preventiva e tratamentos utilizados em ligas metálicas. Exemplos para os materiais mais relevantes na área dos materiais culturais, nomeadamente, as ligas de prata e ouro, as ligas de cobre, de ferro e de estanho.

Caracterização geral

Código

2677

Créditos

6.0

Professor responsável

Elin Maria Soares de Figueiredo, Rui Jorge Cordeiro Silva

Horas

Semanais - 5

Totais - 86

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

  • ‘Notas para apoio à disciplina de Diagnóstico e Conservação de Metais’, textos elaborados por Rui Silva, 2004.
  • ‘Introdução à Corrosão nos Materiais Metálicos’, textos elaborados por Rui Silva.
  • ‘The elements of Archaelogical Conservation’ J. M. Cronyn, Ed. Routledge, 1990.
  • ‘The Corrosion and Conservation of Metallic Antiquities and Works of Arts’, T. Stambolov, CL publication, 1985.
  • ‘Atlas of Electrochemical Equilibria in Aqueous Solutions’ M. Pourbaix, NACE Int. Cebelcor, 1974.
  • ‘Ancient and Historic Metals. Conservation and Scientific Research’ (Proceedings), ed. D. A. Scott, J. Podany, B. B. Considine, The Getty Conservation Institute, 1991.
  • ‘Principles and Prevention of Corrosion’, Denny A. Jones, Prentice-Hall, 1996
  • Technical bulletins do CCI, CCI Notes, 9/1 a 9/7
  • Publicações diversas em Actas de encontros ou revistas científicas da especialidade.

Método de ensino

  • Semanalmente, a disciplina tem aulas teóricas, aulas teórico-práticas ou aulas laboratoriais.
  • Nas aulas teóricas a matéria é exposta em sala de aula, com a ajuda de transparências ou por PowerPoint quando necessário.
  • Nas aulas de laboratório são realizados de laboratório relacionados com a matéria teórico-práctica. No âmbito das aulas práticas são realizadas visitas a museus e laboratórios de conservação

 

Método de avaliação

  • A avaliação é feita por 1 teste escrito e por trabalhos práticos com apresentação final de relatórios. A frequência é obtida por avaliação positiva nos trabalhos práticos realizados.
  • Dispensam de exame os alunos com uma nota no teste igual ou superior a 9,5 (escala de 20).
  • A nota final da disciplina contabiliza 50% da nota nos relatórios dos trabalhos práticos + 50% da nota de exame ou da nota do teste. Em qualquer situação, para serem considerados, a nota em exame final ou a nota do teste deverão ser iguais ou superiores a 9,5 valores em 20.

 

 

Conteúdo

Introdução

  • Introdução ao diagnóstico. Níveis de classificação do estado do material.
  • Corrosão (revisão de conceitos). Corrosão atmosférica (caracterização de atmosferas em função da humidade relativa. Atmosferas poluídas e não poluídas). Particularidades da corrosão em objectos enterrados (tipo e composição dos solos: solos secos, não saturados e saturados) e da corrosão de objectos submersos em água do mar.
  • Conservação. Conceitos sobre limpeza e estabilização, consolidação e reparação, protecção e armazenamento de objectos metálicos. Revestimentos (ceras e resinas), embalagens, produtos absorventes e inibidores voláteis (VCIs) utilizados na conservação de objectos metálicos.

Prata e ligas de prata

  • Corrosão em condições aeróbias (atmosferas desumidificadas, atmosferas secas, atmosferas secas e poluídas contendo IGNOREes de enxofre, atmosferas húmidas, atmosferas molhadas ou meios aquosos, arejados), corrosão em meios aquosos contendo cloretos e em outros meios húmidos complexos (água do mar e solos), corrosão em condições anaeróbias e corrosão por bactérias redutoras de sulfatos (SRB’s). Aspectos do material degradado.
  • Intervenção e conservação: lavagem dos objectos, remoção do tarnishing, e remoção de produtos de corrosão espessos. Protecção.

Cobre e ligas de cobre (bronzes e latões)

  • Corrosão em condições aeróbias (atmosfera secas, atmosferas húmidas, molhadas ou meios aquosos não poluídos, atmosferas húmidas, molhadas ou meios aquosos mais realistas contendo IGNOREes de carbonatos, atmosferas poluídas ou meios aquosos contendo IGNOREes de sulfatos) e corrosão em condições anaeróbias (meios com sulfuretos e cloretos). A ‘doença dos bronzes’. Aspectos do material degradado.
  • Conservação: remoção dos ‘verdetes’ nos objectos de cobre, conservação de objectos contaminados com cloretos. Protecção.

Ferro e ligas de ferro (aços e feros fundidos)

  • Corrosão em condições aeróbias (atmosfera secas, atmosferas húmidas, molhadas ou meios aquosos ideais, atmosferas húmidas ou molhadas, mais realistas contendo CO2, atmosferas poluídas contendo SO2 ou soluções aquosas contendo sulfatos), atmosferas poluídas ou meios aquosos contendo cloretos e corrosão em condições anaeróbias (caso particular de meios com sulfuretos). Corrosão do ferro (particularidades da corrosão nos aços e nos ferros fundidos) e suas implicações. Aspectos do material degradado.
  • Conservação de objectos contaminados com cloretos (limpeza mecânica, extracção por água, tratamentos químicos, ionoforese, redução electrolítica, redução química). Removedores de ferrugem. Protecção (uso de ceras, lacas, óleos e estabilizadores químicos).

Estanho e suas ligas (ligas com e sem Pb)

  • Corrosão em atmosferas húmidas ou meios Aquosos não contaminados e corrosão em meios húmidos contendo Cloretos. A ‘Peste dos estanhos. Aspecto do material degradado
  • Intervenção e conservação em ligas de estanho. ´

Outros metais e ligas

  • Corrosão em ligas de ouro e ligas ricas em chumbo

Conteúdo das aulas práticas

  • Observação e diagnóstico de objectos metálicos: prata, estanho, cobre e ferro. Visitas de estudos a museus e centros de conservação nacionais (Museu Nacional de Arte Antiga, Museu de S. Roque, Laboratórios de conservação do Museu Nacional de Arqueologia e do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: