História da Arte da Antiguidade
Objetivos
O objectivo da disciplina é familiarizar os alunos com os períodos artísticos incluídos no programa de forma a serem capazes de compreender o enquadramento histórico-artístico e reconhecerem as principais características de cada uma das época numa perspetivade cruzamento de saberes entre História da Arte e a Conservação e Restauro.
Caracterização geral
Código
2685
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz
Horas
Semanais - 4
Totais - 68
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não definidos.
Bibliografia
ALTET, Xavier, “The Roman World”, Sculpture, vol. I, Cambridge, Taschen, 1996
BELLIDO, Antonio G. y, Arte Romano, Madrid, 1979
BRUNEAU, Philippe, “Greek Art”, Sculpture, vol. I, Cambridge, Taschen, 1996
JANSON, H., A Nova História da Arte, Lisboa, FCG, 2010
JENKINS, Ian, Greek Architecture and its Sculpture in the British Museum, London, The British Museum Press, 2006
LOWDEN, John, Early Christian & Byzantine Art, London, Phaidon, 1997
PEREIRA, Paulo, Arte Portuguesa. História Essencial, Lisboa, Temas e Debates, 2011
SCHNAPP, Alain, Préhistoire et Antiquité, Paris, Flammarion, 1997
The Color Of Life, Polychromy in Sculpture from Antiquity to the Present, ed.by R. Panzanelli, Los Angeles, The J. P. Getty Museum, 2008
The Grove Encyclopedia of Classical Art and Architecture, ed.by G. Campbell, Oxford University Press, 2007
Método de ensino
Método de avaliação
Avaliação Teórico Prática feita ao longo do semestre:
- 2 Testes - obrigatórios
- 1 Trabalho de grupo - obrigatório
Cada um dos 3 elementos de avaliação vale 1/3 da nota final. Se o resultado das 3 notas for igual ou superior a 10 o aluno está dispensado do exame de Recurso, desde que um dos testes tenha nota positiva [uma vez que o trabalho não é individual].
Exame de Recurso :
- para alunos que chumbaram na avaliação ao longo do semestre: a nota do Recurso substitui os 2 testes e faz média com o trabalho.
- para alunos que não tenham sido avaliados ao longo do semestre e tenham optado pelo exame de Recurso: o trabalho de grupo é obrigatório e irá fazer média com a nota do exame.
- para alunos que vão a exame de Recurso em Melhoria de Nota: a nota deste exame substitui a nota final anterior
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Estrutura do Trabalho:
- Introdução
- Ficha Técnica da Obra
- Ficha de Conservação da Obra
- Capítulo de Desenvolvimento composto por: contextualização artística; análise formal e estética da obra; paralelismos
- Conclusão
- Bibliografia [ao longo do trabalho devem ser incluídas notas de rodapé sempre que necessário]
…………………………
O trabalho deve incluir um apêndice com imagens ou qualquer outra informação considerada necessária.
………………………
Mínimo de 10 páginas; máximo de 20 páginas [apêndice não incluído].
Letras Times New Roman, 12, espaçamento 1,5.
Conteúdo
1) Introdução
1/i) História da Arte: o que é? Como entende-la? Como analisar uma obra de Arte?
2) A Civilização Grega
2/i) A primeira arte das ilhas Cícladas, Creta e Micenas
2/ii) A Arte Grega: a cultura e a sociedade grega; urbanismo e arquitectura.
- case-study: a Acrópole de Atenas: a Acrópole no século V a.C.; construções e desconstruções da Acrópole ao longo dos séculos; as intervenções de conservação no séculos XIX e XX; os problemas da conservação da Acrópole no século XXI
2/iii) A escultura grega: do período arcaico ao helenismo
2/iv) A cerâmica grega.
- case-study: ânfora grega estudada no DCR: problemas e soluções
3) O Mundo Romano
3/i) Os Primórdios: a arte Etrusca
3/ii) A Arte Romana: a arte da sociedade. Urbanismo e Arquitectura Urbana
3/iii) A escultura de Dimensão urbana
- case-study: a Ara Pacis: o Altar no tempo de Augusto; a sua destruição; descoberta e intervenções de restauro nos século XIX e XX; o Altar no século XXI: a sua recuperação, intervenção e musealização
3/iv) O Retrato no período republicano e no período imperial
3/v) A Pintura e o Mosaico
- Case-Study: Villa dei Misteri, Pompeia: a descoberta; os restauros da década de 1930; a intervenção do novo milénio
3/vi) A Lusitânia Romana: arquitectura, escultura e mosaico.
- Case-study: Triunfo Indiano de baco, Torre de Palma / Mnarq.: a internacionalização das temáticas; o restauro da década de 1940; as intervenções dos anos 80; actualidade; observação e análise in loco
4) A transição para a Arte Paleocristã
4/i) A Religião Cristã e um novo entendimento da Arte: inovações e reaproveitamentos arquitectónicos; o desenvolvimento de uma nova iconografia na escultura, pintura e mosaico; particularidades da arte paleocristã na Península Ibérica.
- Case-Study: o Mausoléu de Galla Placidia: a interligação entre uma nova arquitectura e e uma nova iconografia musiva; problemas de conservação