Gestão do Património

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objectivos:

a) Dotar os alunos dos conhecimentos adequados para uma gestão dos recursos patrimoniais;

b) Dar a conhecer os conceitos fundamentais, a sua evolução histórica e principais contributos teóricos e práticos relacionados com o património cultural e a museologia;

c) Dar a conhecer diferentes abordagens e soluções relacionadas com a valorização, usufruto e divulgação dos testemunhos patrimoniais;

d) Desenvolver competências e espírito crítico em relação à complexidade e multiplicidade da realidade patrimonial e museológica nacional e internacional.

Caracterização geral

Código

7420

Créditos

6.0

Professor responsável

Agnés Anne Françoise Le Gac Arinto, Joana Lia Antunes Ferreira

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Consultar "Textos de Apoio"

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

Elementos de avaliação:

Teste (Avaliação Teórico-Prática); Pitch dos trabalhos (Avaliação de Seminário); Projecto: trabalho escrito + apresentação (Avaliação de Seminário)

Nota Final = 0,4 x Teste + 0,1 Pitch + 0,5 x Projecto

1) A aprovação requer a obtenção de uma nota mínima de 9,5 a cada uma das componentes de avaliação (teórico-prática e de seminário). 

2) O acesso ao exame depende da obtenção de frequência para a qual é necessário completar com aprovação a parte prática da UC. 

3) A frequência tem uma validade de 5 anos.

4) Na realização de qualquer prova devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

Cultura, património e museus.  Tutelas e políticas do património: o caso português.

Património: origem e evolução histórica do conceito. A construção social do património. Panorama contemporâneo. Bibliotecas e Arquivos. Património imaterial. Políticas de salvaguarda, protecção e classificação. Valorização económica e usufruto do património.

Museu: conceito e antecedentes históricos. Da nova museologia à museologia crítica. Museografia. Os museus enquanto instituições: modelos de gestão e financiamento. Planeamento museológico. Conteúdos funcionais e organização interna.

Reservas: condições, problemas e soluções. Reservas visitáveis. Movimentação das colecções.

Exposição: função, modelo e duração.

A função educativa do museu. A animação pedagógica das colecções e serviços educativos. Actividades culturais. Públicos e museus: os desafios contemporâneos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: