Avaliação de Tecnologia

Objetivos educativos

Objectivos genéricos

O Doutoramento em Avaliação de Tecnologia (PDAT) visa preparar investigadores e especialistas com capacidade para a realização de actividade de investigação autónoma e de liderança em processos de inovação e tem por objecto o estudo das metodologias e processos de análise de impactos tecnológicos e dos processos de desenvolvimento da tecnologia e da inovação no contexto mais geral de integração no quadro europeu e internacional.

Este 3.º ciclo complementa a formação de base dos candidatos pelo aperfeiçoamento de estudos e pela investigação e desenvolvimento em áreas de conhecimento emergentes. Após a conclusão do ciclo de estudos, os candidatos ficarão aptos a adquirir, com rigor científico e actualidade tecnológica e metodológica, capacidades de intervenção nos processos de produção, transmissão e aplicação de conhecimentos de Avaliação de Tecnologia ao nível das organizações;

Objectivos específicos

Para além destes objectivos genéricos, os seguintes objectivos específicos são estabelecidos:  

  • Desenvolver competências e capacidades para analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas num contexto de rápidas mudanças tecnológicas e sócio-organizacionais.
  • Promover, no contexto académico e profissional, o progresso tecnológico e sócio-económico e cultural no âmbito duma sociedade baseada no conhecimento e na colaboração.
  • Fornecer conhecimentos a nível avançado e desenvolver capacidades de investigação ao nível da gestão do conhecimento, da tecnologia e da inovação, designadamente no que concerne aos processos de aquisição ou geração da inovação, bem como à implementação prática das inovações no âmbito intra-organizacional ou nos mercados servidos pela organização .
  • Promover a participação em processos de integração de conhecimentos avançados de "Technology Assessment" em projectos inovadores que visem avaliação dos impactos tecnológicos e de sistemas complexos, e o estabelecimento de novas empresas intensivas em conhecimento, na indústria e nos serviços, decorrentes de resultados ou iniciativa de empreendedores, de empresas já estabelecidas ou de organizações académicas
  • Propiciar formação avançada para permitir a participação qualificada em processos de formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de Ciência & Tecnologia e estratégias no âmbito da "Technology Assessment" e da inovação.

Para além da ênfase na realização dum trabalho de investigação original, que conduza à geração de novo conhecimento, e o domínio das correspondentes metodologias de investigação científica, o Doutoramento visa ainda dotar os candidatos dum importante conjunto de competências adicionais que são requisitos essenciais face aos novos desafios na carreira dum doutorado. Assim, e de acordo com as recomendações da European University Association, o ciclo de estudos cobre um conjunto de aspectos vulgarmente designados por "soft skills" / "transferable skills" e que inclui competências de comunicação e escrita técnica, liderança e gestão de tempo e recursos, promoção de parcerias e trabalho em equipa, ética científica e direitos de propriedade intelectual, organização de eventos técnicos, empreendedorismo e transferência de resultados de investigação para o tecido sócio-económico, etc. A compreensão e domínio dos métodos de investigação científica deverão ainda aperfeiçoar a capacidade crítica, capacidade de síntese em contextos de complexidade e grande dinamismo, preparando os candidatos para uma actuação autónoma.

Caracterização geral

Código

981

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutor

Acesso a outros cursos

A disponibilizar brevemente

Coordenador

António Paulo Brandão Moniz de Jesus

Data de abertura

Setembro

Número de vagas

A disponibilizar brevemente

Propinas

A disponibilizar brevemente

Horários

Depende da modalidade de funcionamento de cada unidade lectiva. O funcionamento será acordado com cada aluno de doutoramento, ou quando o seu número exceda 10 num ano lectivo, será acordado com o conjunto de alunos do programa.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 4 anos
Créditos totais: 240 ECTS
Áreas científicas obrigatórias

Especialidade em Ciências do Ambiente e da Sustentabilidade

Área ECTS Obrigatórios ECTS Optativos
Avaliação de Tecnologia 222 -
Ciências de Engenharia 6 -
História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia 6 -
Avaliação de Tecnologia ou Ciências de Engenharia ou Economia e Gestão - 6
Total    

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente

Estrutura

1.º Semestre
Código Nome ECTS
7927 Do Analógico ao Digital: percursos da tecnologia moderna contemporânea 6.0
9787 Métodos de Análise Prospectiva 6.0
9783 Métodos Interactivos de Participação e Decisão A 6.0
12075 Projeto de Tese I 15.0
1.º Semestre - Opção 1
Código Nome ECTS
Opções
9785 Economia e Gestão da Inovação 6.0
9791 Factores Sociais da Inovação A 6.0
8416 Modelos de Apoio à Decisão 6.0
7991 Sociologia das Novas Tecnologias de Informação (A) 6.0
O aluno deverá obter 6.0 créditos nesta opção.
2.º Semestre
Código Nome ECTS
9789 Avaliação em Ciência e Tecnologia 6.0
12076 Projeto de Tese II 15.0
Opções
8416 Modelos de Apoio à Decisão 6.0
2.º Ano
Código Nome ECTS
9795 Tese em Avaliação de Tecnologia 180.0