Avaliação em Ciência e Tecnologia

Objectivos

Uma vez que a avaliação em ciência e tecnologia ocorre com regularidade pretende-se conhecer os processos e métodos específicos, assim como o seu contexto político e económico. A concepção e execução da avaliação requer competências e qualificações especializadas.

Pretende-se desenvolver nesta unidade curricular o conhecimento dos métodos específicos de avaliação para que os processos de controlo de qualidade possam ser utilizados.

Aumentar a capacidade de desenhar e conduzir exercícios de avaliação que possam servir objectivos estratégicos e necessidades de carácter público. As diversas experiências de várias práticas de avaliação em C&T devem demonstrar que esse tipo de avaliação pode ser realizada de modo sistemático.

Caracterização geral

Código

9789

Créditos

6.0

Professor responsável

António Paulo Brandão Moniz de Jesus, João Paulo Serejo Goulão Crespo

Horas

Semanais - 3

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bechmann, G.; Krings, B.-J.; Rader, M. (Org.): Across the divide. Work, organization and social exclusion in the european information society. Berlin: edition sigma 2003   (Gesellschaft - Technik - Umwelt, Neue Folge 3)

Giddens, Anthony. O Mundo na Era da Globalização, trad. Saul Barata. Lisboa: Editorial Presença, 2002.

Goldstein, William, and Hogarth, Robin M. (Eds.): Research on Judgment and Decision Making. Cambridge University Press. 1997.

Janis, I.L. and Mann, L: Decision-Making. The Free Press, New York. 1977.

Krings, B.-J.; Muellner, A.: Interactions between new technologies and the job market, flexicurity and training / vocational training. Brüssel: European Parliament 2007

Brune, H. et al: Nanotechnology. Assessment and Perspectives. Berlin, Heidelberg: Springer 2006

Stehr, N.: Biotechnology: Between commerce and civil society. New Brunswick, New Jersey: Transaction Books 2004

Stehr, N.: Knowledge and economic conduct: The social foundations of the modern economy. Toronto: University of Toronto 2002

Método de ensino

A disponibilizar brevemente

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

  • Concepção da avaliação da I&D, a selecção de métodos de avaliação e a relação com os problemas de política científica e seu contexto geral.
  • Identificação de resultados e a sua medida: métodos e problemas. Os efeitos do desenvolvimento tecnológico e os resultados científicos: suas implicações económicas e não-económicas.
  • Contextos políticos da avaliação. A implementação de resultados de avaliação e o uso político da avaliação.
  • Experiências com a avaliação. A avaliação das universidades; a avaliação dos institutos e centros de investigação; a avaliação dos programas de I&D.
  • Desenvolvimento da avaliação em ciência e tecnologia e as correspondentes mudanças nos sistemas de I&D nacionais e internacionais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: