Gestão de Empresas
Objetivos
Esta disciplina tem como objectivo familiarizar os alunos com os principais problemas com que se debatem a quase totalidade dos profissionais, independentemente da sua área de origem, após a sua inserção no mercado de trabalho. Pretende-se que os alunos obtenham uma compreensão básica dos diferentes problemas que poderão vir a enfrentar no mundo empresarial. Tal implica um entendimento das diferentes áreas funcionais dentro da empresa, e da forma como estas áreas se relacionam entre si.
Numa disciplina com uma orientação tal como a descrita, é indispensável a "análise de casos" de empresas concretas: a análise de problemas específicos enfrentados por empresas reais e do modo como elas com eles lidam. Este tipo de análise será conduzido fazendo a interacção, em aulas teórico-práticas, da exposição dos vários problemas afectos às diferentes áreas funcionais da empresa com exemplos e "casos" concretos ilustrativos. Resulta ainda importante, na realidade obrigatório para o método de avaliação contínua, a realização por parte dos alunos de trabalhos práticos, em grupo, sobre uma empresa real, percorrendo áreas funcionais desta. Estes trabalhos deverão, depois de entregue uma versão escrita (e uma página de sumário para os colegas), ser apresentados e discutidos durante as aulas.
Caracterização geral
Código
10423
Créditos
3.0
Professor responsável
Célia Maria Castanheira de Moura da Costa Cabral, Fernanda Antonia Josefa Llussá
Horas
Semanais - 3
Totais - 42
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há precedências obrigatórias.
Bibliografia
Bibliografia espectífica relevante para cada tópico da matéria estará indicada nos slides da disciplina, que serão disponibilizados na página do CLIP
Bibliografia Básica:
Lisboa, João et al. "Introdução à Gestão de Organizações", Grupo Editorial Vida Económica, 2004;
Elementos disponíveis no CLIP
Outros textos úteis: Freire, A., 1995, Estratégia, Verbo; Campos e Cunha, R., 1992, A Gestão de Recursos Humanos na Estratégia da Empresa, Instituto do Emprego e Formação Profisisonal ;Lindon, D., Lendrevie, J., Rodrigues, J. E Dionísio, P., 2000, Mercator, Publicações D. Quixote; Pires, A., 1991, Marketing, Verbo; Soares, J., Viana Fernandes, André Março e Pires Marques, 1999, Avaliação de Projectos de Investimento na Óptica Empresarial, Edições Sílabo; Geraldes, F., 2001, Manual do Empreendedor, Bertrand Editora; Libby, R., Libby, P. and Short, D., 2008, Financial accounting, McGraw-Hill/Irwin.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas em que a teoria é acompanhada de aplicações e exercícios e, em particular, discussão de casos (i.e. empresas reais e os seus problemas de gestão).
Método de avaliação
a) Avaliação com um trabalho de grupo e um teste final individual: de acordo com este sistema de avaliação, o aluno fará em grupo um trabalho prático, que terá o peso de 40% na nota final, sendo os restantes 60% determinados pela nota obtida no teste (sem consulta). Não é requerida nota mínima em nenhum elemento deste modo de avaliação, devendo a média ser igual ou superior a 9,5 valores para a aprovação à disciplina.
Para o trabalho prático, os alunos dividir-se-ão em grupos de 4 a 6 alunos. Cada grupo seleccionará uma empresa real sobre a qual realizará um trabalho (com um máximo de 7 páginas por trabalho) sobre a estratégia e marketing da empresa (contribui com 30%) e a gestão dos recursos humanos e estrutura organizacional da empresa (contribui com 10%) a entregar até às 23h59 do dia 20 de outubro (caso a entrega em papel não seja efetuada antes dessa data e hora, deverá o trabalho ser enviado por email até ao referido limite e o exemplar em papel ser entregue sem alterações face ao trabalho enviado na segunda-feira seguinte).
O teste abrangerá toda a restante matéria da disciplina não coberta pelo trabalho. Inclui a matéria de contabilidade e rácios, incluindo análise da situação financeira de uma empresa real, cálculo financeiro e avaliação de projetos. O teste terá lugar no dia 7 de dezembro e terá uma duração de cerca de duas horas.
Neste sistema de avaliação, a aprovação à disciplina implica uma média ponderada mínima de 9,5 valores. A não obtenção de aprovação singifica que pode ir a exame (Recurso), contando este 100% da nota final.
b) Exame final: O Exame final é sem consulta e abrange a totalidade da matéria e a respectiva classificação obtida terá o peso de 100 por cento na nota final. A nota mínima para aprovação na disciplina é 9,5 valores.
Nota: a Prova de Melhoria de nota consiste na realização do Exame de Melhoria, sobre toda a matéria, cuja nota contará 100% para a classificação desta prova.
Conteúdo
CONTEÚDOS
As matérias cobertas nesta disciplina podem dividir-se em cinco blocos principais, além de um bloco incial:
Bloco 0 - Introdução geral. Algumas noções básicas. Gestão da produção, qualidade e gestão de stocks.
Bloco 1 - O Marketing: O que é o Marketing? Segmentação de mercado. Posicionamento concorrencial. O Marketing Mix. Análise do meio envolvente. Análise SWOT.
Bloco 2 - Organização e Planeamento da Empresa: Estruturas Organizacionais, Processos Organizacionais e Tópicos de Comportamento.
Bloco 3 – Recursos Humanos: Motivação. Satisfação no trabalho e liderança. Gestão de recursos humanos: planeamento, análise e descrição de funções. Avaliação de desempenho.
Bloco 4 – Área Financeira: O Balanço, a Demonstração de Resultados e Fluxo de Caixa – sua leitura. Rácios Financeiros. O Valor Temporal do Dinheiro. Valor Presente e Valor Futuro. Algumas noções de Análise de Projectos de Investimento.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: