Eletrónica Geral

Objetivos

A unidade curricular de Eletrónica Geral tem como objetivo desenvolver a capacidade de resolução de problemas de análise de circuitos simples, conjugando elementos resistivos, díodos e/ou transístores bipolares, e também circuitos com amplificadores operacionais.

Os principais conceitos lecionados são validados, experimentalmente, em laboratório, pelos alunos. 

Caracterização geral

Código

10581

Créditos

3.0

Professor responsável

Rui Manuel Leitão Santos Tavares

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A principal requisito é ter motivação para aprender a analisar e experimentar circuitos elétricos resistivos e eletrónicos básicos.

Bibliografia

Manuel de Medeiros Silva, "Introdução aos Circuitos Eléctricos e
Electrónicos", Editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.


Manuel de Medeiros Silva, "Circuitos com Transistores Bipolares e MOS''''''''",
Editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.


Sedra e Smith, "Microelectronic Circuits", Oxford University Press

Método de ensino

Exposição da matéria teórica pelo docente em formato de aulas teóricas, recorrendo a meios audiovisuais.

Sedimentação dos conceitos teóricos com a resolução de exercícios, em aulas práticas. Realização de experiências laboratóriais com recurso a componentes electrónicos discretos, IGNOREes de alimentação e aparelhos de medida, e.g. oscilóscopio.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina divide-se em duas componentes: Teórica e Prática.  

A nota final (NF) da disciplina é calculada pela soma de 60% da nota da componente teórica (CT) e 40% da componente prática (CP):

NF = 0.6*CT + 0.4*CP.

Apenas a nota final é arredondada à unidade, as restantes classificações são arredondadas à centésima.

Avaliação dos conhecimentos teóricos (CT) será realizada através de dois testes escritos, ou exame.

A nota CT é valorada por 50% (30%) do 1º teste, 50% (30%) do 2º teste.

No caso do aluno se apresentar a exame, a NF será valorada por 60% da classificação do exame, e 40% da CP

A avaliação dos conhecimentos práticos (CP) será distribuída por 2 trabalhos laboratoriais com elaboração de relatório experimental, com discussão individual opcional.

Cada trabalho prático valoriza a nota NF em 20% (20%+20%). 

Os alunos com classificação na CP, obtida em anos anteriores ficam dispensados de assistir às aulas de laboratório, e consequentemente, da realização dos laboratórios e respectivos relatórios experimentais. Nestes casos a classificação CP é igual à obtida anteriormente. No caso de o aluno querer melhorar a classificação CP, poderá realizar os laboratórios e respectivos relatórios experimentais. O valor da classificação CP é o valor mais alto obtido.

O cálculo da NF só será considerado para os alunos com uma classificação da CT e CP superior a 9.45 valores.

É obrigatório obter uma NF superior a 9.45 para obter aprovação na disciplina.

Conteúdo

Aula de Apresentação

Definições e Conceitos Básicos
a) redes de parâmetros concentrados;
d) leis de Kirchhoff;
e) ligação de elementos em série e em paralelo;
f) divisor de tensão e divisor de corrente;
g) teoremas da sobreposição, de Thévenin e de Norton.
h) métodos nós e malhas

Díodos de junção
a) rectificador;
b) regulador de tensão;
c) rectificador de precisão;
d) limitador e fixador de tensão;


Transistores de Junção Bipolar
a) malhas de polarização;
b) modelo incremental;
c) andares de amplificação (base-comum, emissor-comum e
colector-comum);
d) pares diferenciais;

Amplificadores Operacionais (Ampops)
a) características;
b) circuitos básicos;

Sensores
a) de temperatura;
b) de força;
c) de posição;
d) magnéticos
e) piezoeléctricos;
f) ópticos;
g) outros (humidade, condutividade, ph, etc).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: