Mecânica dos Sólidos II

Objectivos

A disciplina de Mecânica dos Sólidos II estuda o comportamento de vigas solicitadas à flexão pura ou submetidas a carregamentos transversais analisando as tensões e deformações que estes carregamentos provocam. São abordados tópicos como a plastificação total ou parcial da secção transversal, a instabilidade devida a cargas axiais e a análise do comportamento por métodos energéticos.

Caracterização geral

Código

3656

Créditos

6.0

Professor responsável

António Paulo Vale Urgueira, Pedro Samuel Gonçalves Coelho

Horas

Semanais - 5

Totais - 98

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

--

Bibliografia

Mecânica dos Materiais, 3ª Edição / Resistência dos Materiais, 4ª Edição

ou Mechanics of Materials, 3th / 4th / 5th / 6th Edition

Ferdinand P. Beer, E. Russell Johnston, Jr., John T. DeWolf, David F. Mazurek (5th / 6th Ed.)

McGraw-Hill

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas práticas.

Método de avaliação

Para ter aprovação na disciplina é necessário realizar dois trabalhos de grupo (TR1 e TR2) e 2 testes (T1, T2). Existe também a possibilidade de realizar um exame (E).

Para obter frequência e assim apresentar-se a exame ou para obter aprovação por avaliação contínua é obrigatória a realização dos dois trabalhos práticos, cada um conta 15% para a nota final.

Para obter aprovação por avaliação contínua na disciplina, (T1+T2)/2>=9,5.

Para obter aprovação na avaliação por exame, E>=9,5.

Nota Final (Avaliação Contínua) = 0,35 x (T1 + T2 ) + 0,15 x (TR1 + TR2 )

Nota Final (Exame) = 0,7 x E + 0,15 x (TR1 + TR2 )

Conteúdo

Flexão pura: Distribuição de tensões e extensões na flexão pura. Flexão de vigas constituídas por vários materiais. Deformações plásticas na flexão, tensões residuais. Flexão de vigas com secção não simétrica. Flexão de vigas curvas. Flexão simples e desviada: Carregamento transversal numa viga. Tensões tangenciais em vigas de secção circular, rectangular e de parede fina. Carregamento assimétrico. Centro de torção. Dimensionamento de vigas: Esforços compostos. Segurança de estruturas. Critérios de cedência. Critério de rotura. Dimensionamento de vigas e veios de transmissão. Deformação de vigas na flexão: Equação da linha elástica. Problemas hiperestáticos. Utilização de funções de singularidade. Princípio da sobreposição. Tabelas de deformadas. Encurvadura: Estabilidade de colunas. Fórmula de Euler. Projecto de colunas. Métodos energéticos: Carregamento produzido por impacto. Teorema de Castigliano. Determinação de reacções indeterminadas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: