Vibrações Mecânicas e Ruído

Objectivos

O aluno deve apreender os fundamentos da teoria das vibrações de sistemas mecânicos e ser capaz de criar modelos físicos e matemáticos que lhe permitam projectar ou modificar sistemas mecânicos ou estruturas simples. Na área do ruído o aluno deve ficar a conhecer as suas noções básicas.

Caracterização geral

Código

3668

Créditos

6.0

Professor responsável

António Paulo Vale Urgueira

Horas

Semanais - 5

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Singiresu S Rao - Mechanical Vibrations;  Addison-Wesley  

António P. Vale Urgueira - Manual de Apoio à Disciplina

S. Graham  Kelly - Fundamentals of Mechanical Vibrations;  McGraw-Hill

Engineering Vibrations  - Daniel J. Inman

Método de ensino

A leccionação da disciplina reparte-se em aulas teóricas de caracter expositivo nas quais se apela sistematicamente à participação dos alunos e aulas práticas onde se resolvem problemas aplicados a situações que se encontram no domínio da engenharia mecânica, frequentemente recorrendo a simuladores didácticos.

 

Método de avaliação

A avaliação distribuída compreende a realização de 3 componentes de avaliação escrita (teórica-prática) designadas por T1, T2 e T3. A média final é calculada do seguinte modo:

Média final = 0,15 T1 + 0,45 T2 + 0,40 T3

A aprovação na disciplina depende da obtenção da média de 9,5 valores na avaliação distribuída, ou da obtenção da nota de 9,5 valores no exame de recurso.

A obtenção de nota superior a 16 valores dependerá da realização de uma prova oral.

Conteúdo

Introdução. Tipos de solicitações dinâmicas. Discretização de sistemas mecânicos. Escolha dos graus de liberdade. Elementos de um sistema vibratório. Molas e amortecedores. Equações do movimento. Princípio de D''''''''''''''''''''''''''''''''Alembert, dos Trabalhos Virtuais e de Hamilton. Sistemas com um grau de liberdade. Resposta em vibração livre não amortecida e com amortecimento. Amortecimento viscoso, histerético e devido ao atrito seco. Resposta a uma solicitação harmónica de amplitude constante e devido à existência de massas rotativas. Transmissibilidade. Isolamento de vibrações. Solicitação periódica e impulsiva. Sistema com dois graus de liberdade. Frequências e modos naturais de vibração. Sistema com N graus de liberdade. Métodos de determinação de frequências naturais. Sistemas contínuos. Vibrações longitudinais, transversais e torsionais. Conceitos fundamentais sobre ruído. Pressão, intensidade e potência sonoras. Efeito do ruído no ser humano. Medição e controlo de ruído.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: