Métodos Computacionais em Engenharia Mecânica

Objectivos

A disciplina de Métodos Computacionais em Engenharia Mecânica pretende desenvolver no aluno a capacidade para resolver problemas complexos de engenharia recorrendo às mais recentes aplicações computacionais disponíveis. Para além de adquirir competências teóricas sobre o funcionamento do método dos elementos finitos, o aluno obtém experiência no uso de programas e de linguagens de programação que lhe permitem abordar a resolução de problemas práticos. OCTAVE e ANSYS são os programas comerciais utilizados nesta disciplina.

Caracterização geral

Código

8452

Créditos

6.0

Professor responsável

António Paulo Vale Urgueira, Pedro Samuel Gonçalves Coelho

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

An Introduction to the Finite Element Method

J.N. Reddy

McGraw-Hill

Problemas de Elementos Finitos em MATLAB

A.J.M. Ferreira

Fundação Calouste Gulbenkian

Método dos Elementos Finitos - Técnica de Simulação Numérica em Engenharia

Teixeira-Dias, Pinho-da-Cruz, Fontes Valente e Alves de Sousa

ETEP

Método de ensino

Aulas teóricas e aulas laboratoriais estão programadas. Nas aulas téoricas são dadas notas no quadro assim como também apresentações em powerpoint. No laboratório os estudantes interagem com computadores pessoais e o sofware instalado (OCTAVE e ANSYS).

Método de avaliação

A avaliação contínua consta de dois trabalhos e um teste.

1º Trabalho ( TR1 ) – Trabalho individual.

2º Trabalho ( TR2 ) – Trabalho de grupo.

Teste ( T ) – Teste escrito de avaliação individual.

Frequência - obtida através da submissão dos dois trabalhos: TR1 e TR2.

Os trabalhos requerem a elaboração de relatórios. Para obter aprovação na disciplina o aluno deverá obter frequência e também a seguinte média ponderada deve ser positiva:

0,4 x TR1 + 0,3 x TR2 + 0,3 x T >= 9,5val

No caso do aluno reprovar na avaliação contínua precisa de ter a frequência para ir a Exame (E) e também a seguinte média ponderada deve ser positiva:

0,4 x TR1 + 0,3 x TR2 + 0,3 x E >= 9,5val

O aluno não poderá repetir os trabalhos na época de exame, contam as notas que obteve na fórmula anterior. O exame E tem nota mínima de 9,5val. Os trabalhos TR1 e TR2 terão sido obrigatoriamente realizados durante a avaliação contínua da disciplina.

Conteúdo

Programação em linguagem OCTAVE aplicada ao cálculo matricial. Introdução ao método dos elementos finitos. Método dos elementos finitos em vigas. Análise estática, dinâmica, instabilidade e harmónica. Aplicações em OCTAVE envolvendo estruturas com elementos do tipo barra e viga. Introdução ao programa comercial de elementos finitos ANSYS. Comparação de resultados obtidos entre OCTAVE e ANSYS. Introdução à linguagem de programação do ANSYS (APDL). Resolução de problemas de elasticidade plana pelo método dos elementos finitos. Aplicações bidimensionais e tridimensionais em ANSYS.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: