Gestão da Qualidade

Objectivos

Pretende-se que, no final da leccionação da disciplina de Gestão da Qualidade, os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam:

· Integrar-se com facilidade em organizações que adoptaram a Gestão pela Qualidade Total

· Desenvolver, implementar, analisar e melhorar continuamente Sistemas de Gestão da Qualidade

· Resolver problemas de uma forma estruturada com a ajuda das Ferramentas Básicas e de Gestão da Qualidade

· Implementar algumas das técnicas que se têm revelado extremamente úteis no desenvolvimento de novos produtos/serviços e na melhoria contínua da produtos/serviços existentes

· Lidar com outros Sistemas de Gestão (Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Responsabilidade Social das Organizações), relacionando-os, numa perspectiva integradora, com os Sistemas de Gestão da Qualidade

Paralelamente, com os métodos de ensino e aprendizagem adoptados, procura-se também nesta disciplina fomentar no aluno algumas das "soft skills" que são altamente desejáveis em contextos empresariais:

. Capacidade de participar criativamente em equipas de trabalho pluridisciplinares;

. Desenvolvimento de um espírito reflexivo e criativo;

. Facilidade de diálogo e de comunicação;

. Capacidade de relacionar e integrar conhecimentos de forma inovadora.

Caracterização geral

Código

10420

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos, Rogério Salema Araújo Puga Leal

Horas

Semanais - 5

Totais - 110

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Apontamentos e slides 

Pereira, Z.L. e Requeijo, J.G. (2012), Planeamento e Controlo Estatístico de Processos, 2ª ed., FCT-UNL e Prefácio, Lisboa

Ficalora, Joseph P. e Cohen, Louis (2009), Quality Function Deployment and Six Sigma, 2ª ed., Prentice Hall.

Stamatis, D. (2003). Failure Mode and Effect Analysis: FMEA from Theory to Execution. 2ª ed., American Society for Quality

Miles, Lawrence D. (2015), Techniques of Value Analysis and Engineering, 3ª ed., Lawrence D. Miles Value Foundation.


Pires, A. Ramos (2016), Sistemas de Gestão da Qualidade Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços, Edições Sílabo, Lisboa

Método de ensino

O método de ensino combina a abordagem expositiva, nomeadamente nas aulas teóricas, com abordagens centradas na aplicação prática dos conceitos. Uma vez que muitas das abordagens são baseadas em trabalhos de equipa, esta metodologia de trabalho é largamente aplicada nas aulas práticas. O trabalho prático da disciplina procura que os alunos testem e demonstrem a aquisição de conhecimento técnico e competências de comunicação, assim como  a aquisição de competências de relacionamento interpessoal orientadas para o trabalho em equipa.

Método de avaliação

A Unidade Curricular contempla dois elementos de avaliação: a elaboração do relatório de um trabalho teórico-prático em grupo (30%) e um teste escrito (70%).

Para a obtenção de frequência é necessária uma classificação superior ou igual a 9,5 no relatório do trabalho.

Para dispensa de exame final, a classificação de ambas as componentes de avaliação deverá ser igual ou superior a 9,5.

Conteúdo

  1. Evolução Histórica da Qualidade
  2. A Qualidade na perspectiva dos principais gurus
  3. Custos da Qualidade
  4. Gestão pela Qualidade Total (TQM)
  5. Qualidade em serviços versus qualidade em ambiente industrial
  6. Modelos de Auto-avaliação
  7. Introdução ao Controlo Estatístico do Processo
  8. Ferramentas básicas da Qualidade
  9. Novas ferramentas da Qualidade
  10. Análise do Valor
  11. Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos (AMFE)
  12. Desdobramento da Função Qualidade (QFD)
  13. Sistema Português da Qualidade
  14. Acreditação e certificação
  15. Normas associadas aos Sistemas de Gestão da Qualidade
  16. Outros referenciais de certificação