Processos de Separação II
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram competências e capacidades que lhes permitam:
- compreender os conceitos fundamentais de processos de separação mais recentes na indústria química: cristalização, adsorção e cromatografia e processos com membranas.
- Dimensionar o equipamento a usar nos diferentes processos estudados.
Caracterização geral
Código
10686
Créditos
6.0
Professor responsável
João Paulo Serejo Goulão Crespo, Pedro Miguel Calado Simões
Horas
Semanais - 5
Totais - 68
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Wankat, P. C., "Rate Controlled Separations", Blackie Academic & Professional, Glasgow, UK, 1990, (Cota Biblioteca FCT: TP156.WAN FCT 66833; 66834; 65551; 21690; 21689)
Mulder, M., " Basic Principles of Membrane Technology", Kluwer Academic Publishers, Dordrecht, The Netherlands, 1990, (Cota Biblioteca FCT: TP159.MUL FCT 67790; 67789; 34315; 26130)
Rousseau, R. W., "Handbook of Separation Process Technology", John Wiley & Sons, New York, USA, 1987, (Cota Biblioteca FCT: TP156.ROU FCT 17261; 17272)
A. G. Jones, "Crystallization process systems", Butterworth-Heinemann, cop. 2002, (Cota Biblioteca FCT: TP156.JON FCT 68134)
J. W. Mullin, "Crystallization", Elsevier Butterworth-Heinemann, cop. 2001 (Cota Biblioteca FCT: TP156.MUL FCT 68132)
Método de ensino
O ensino baseia-se em aulas teóricas e aulas práticas de laboratório. Nas aulas teóricas são leccionadas as matérias da UC de acordo com o seu programa e, sempre que justificável, resolvidos exercícios de aplicação dos conceitos introduzidos. Nas aulas laboratoriais são realizados trabalhos práticos relacionados com o programa. Os alunos prepararão e apresentarão seminários sobre tópicos relacionados, dando-se particular relevo a novas técnicas de separação
Método de avaliação
A avaliação contínua da disciplina é constituída por três componentes:
1. Realização de três testes, cada um valendo 20% da nota final. O primeiro teste abrange a matéria do capítulo 1 do programa da disciplina (Cristalização). O segundo teste abrange a matéria dada no capítulo 2 (Adsorção e Cromatografia). O terceiro teste abrange a matéria dos últimos capítulos do programa (Processos Membranares e Selecção de Processos).
A duração de cada teste é de 1 hora. Cada teste é avaliado de 0 a 20 valores. A avaliação é individual e sem consulta. É exigida uma classificação mínima de 9.5 valores, na escala de 0 a 20, na média aritmética simples das notas dos três testes. Valorização para a nota final da parte 1 = 60%
2. Realização de um Seminário e respectiva apresentação pública e discussão. A realizar em grupo, constituído no máximo por 4 estudantes. É exigida uma classificação mínima de 9.5 valores, na escala de 0 a 20, nesta componente de avaliação. Valorização para a nota final da parte 2 = 20%
3. Realização de trabalhos práticos. A avaliação desta parte inclui a realização do trabalho bem como a elaboração e discussão do respectivo relatório. A realizar em grupo, constituído no máximo por 4 estudantes. É exigida uma classificação mínima de 9.5 valores, na escala de 0 a 20, nesta componente de avaliação. Valorização para a nota final da parte 3 = 20%
Caso o estudante não tenha aprovação na 1ª componente da avaliação (Realização dos três testes) ou opte por não a fazer, terá direito a ir a exame de recurso. É exigida uma classificação mínima de 9.5 valores, na escala de 0 a 20, na nota do exame.
Ressalva-se que quer o estudante opte pela realização dos testes ou pelo exame de recurso, será sempre obrigatória a realização das restantes componentes da avaliação da disciplina, isto é, a realização do seminário e dos trabalhos práticos.
Nota final da disciplina: média ponderada das classificações obtidas nas três componentes de avaliação de acordo com a seguinte fórmula:
Nota final = 0.6 × Média dos Testes + 0.2 × Nota de Seminário + 0.2 × Nota dos Trabalhos Práticos
As notas das três componentes de avaliação são arredondadas às décimas. A nota final, arredondada ao número inteiro superior mais próximo, deverá ser superior ou igual a 10 valores para aprovação na disciplina.
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