Química Orgânica Geral

Objetivos

Aquisição de conhecimetos básicos em Química Orgânica, necessários à formação de um futuro engenheiro químico / bioquímico.

Caracterização geral

Código

3690

Créditos

6.0

Professor responsável

Elvira Maria Sardão Monteiro Gaspar

Horas

Semanais - 4

Totais - 77

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Física e Química ao nível do ensino secundário. Conhecimentos de Teoria da Ligação Química e de Introdução à Química Física.

Bibliografia

Livro recomendado:

  • Organic Chemistry (5th edition) by Paula Yurkanis Bruice
  • Organic Chemistry with Biological Applications 2e by John E. McMurry


Bibl. complementar:

  • Streitwieser, A.; Heathcock, C.; Kosower, E. “Introduction to Organic Chemistry”, MacMillan, 4ª Ed., 1992
  • Volhardt, K.; Schore, N.E. “Organic Chemistry”, W.H. Freeman & Co., 3ª Ed., 1999

  Aulas P e TP:

  •  Gaspar, E. "Guia de Laboratório de Química Orgânica Geral ", Setembro, 2018
  •  Gaspar, E  "Folhas de Problemas e Problemas resolvidos" (a fornecer antecipadamente em relação às aulas, durante o semestre)  

Método de ensino

Aulas téoricas, com apoio informático prévio (ficheiros power-point), ilustradas com exemplos de aplicação.

Aulas teórico-práticas, de resolução de problemas e exercícios, acompanhando de perto a evolução dos conceitos desenvolvidos nas aulas teóricas.

Aulas práticas, de laboratório, com execução de trabalhos experimentais de ilustração das técnicas laboratoriais, regras de segurança, espectroscopia e algumas reacções químicas simples.

Método de avaliação

Método de avaliação: 

  • 60% da classificação para a componente teórica da disciplina 
  • 40% da classificação para a componente prática da disciplina. 
  • Cada uma das componentes e cada um dos  constituintes das componentes não pode ter avaliação inferior a 9,5 valores (classificação de 0 a 20 valores).

 

Classificação da componente teórica:

- Média dos 2 testes (75% ) 

- Auto-avaliação pelo estudante tendo por base a sua presença e prestação nas aulas teórico-práticas) (25%).

Obrigatoriedade de presença em 2/3 das aulas teórico-práticas existentes. 

A auto-avaliação não pode fazer acrescer mais do que 1 valor à média da classificação dos testes.

 

Classificação da componente prática:

- Avaliação pelo docente (75%) tendo em consideração a presença nas aulas práticas,  preparação das aulas (caderno de laboratório) e prestação do aluno durante as mesmas. 

Obrigatoriedade de presença em 2/3 das aulas práticas existentes.

- Média da avaliação efectuada pelos colegas (excepto o colega de grupo) (25%) a qual decorrerá na última aula prática do semestre, através da apresentação de um dos trabalhos executados (indicado pelo docente) feita pelos elementos do grupo de trabalho nas aulas. 

A avaliação pelos colegas não pode fazer acrescer mais do que 1 valor à avaliação efectuada pelo docente.

Nenhuma das componentes de avaliação e seus parâmetros constituintes pode ser inferior a 9,5 valores.

Conteúdo

1.         Introdução. Conceitos fundamentais

1.1.      Origens da Química Orgânica. Compostos orgânicos e sua importância.

1.2.      Estrutura dos compostos orgânicos.

            Estrutura electrónica e molecular. Ligação covalente e hibridação.

Representações de Lewis e de Kekulé.

            Deslocalização electrónica. Ressonância. Aromaticidade

1.3.      Grupos funcionais.

            Principais classes de compostos orgânicos. Nomenclatura. Regras IUPAC.

1.4.      Propriedades físicas de compostos orgânicos .

2.         Reactividade em Química Orgânica

2.1.      Noções básicas de termodinâmica e cinética química.

Equilíbrio e velocidade reaccional. Perfil e mecanismos reaccionais. Tipos de mecanismos de reacções orgânicas.

2.2.      Acidez e basicidade de compostos orgânicos.

3.         Compostos saturados de carbono e hidrogénio

3.1.      Alcanos e cicloalcanos

            Estrutura e propriedades. Isomeria estrutural. Análise conformacional.

4.         Estereoquímica

4.1.      Isomeria estrutural e estereoisomeria.

4.2.      Quiralidade. Enanteomeria e diastereomeria. Simetria molecular. Especificação de configuração.

4.3.      Actividade óptica. Racemização. Resolução de misturas racémicas.

5.         Reacções de substituição nucleofílica e de eliminação

5.1.      Substituição nucleofílica alifática.

            Nucleofilia e basicidade.

            Mecanismos, cinética e estereoquímica.

5.2.      Reacções de eliminação.

            Mecanismos, orientação e reactividade.

5.3.      Competição substituição / eliminação.

6.         Compostos insaturados de carbono e hidrogénio

6.1.      Alcenos e alcinos

            Estrutura, nomenclatura e propriedades.

6.2.      Compostos aromáticos.

 

7. Compostos de Carbonilo

Aldeídos e cetonas.

  

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: