Logística

Objectivos

A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos relativos a metodologias, modelos e técnicas no âmbito das atividades logísticas. Os estudantes devem ainda saber medir e controlar o desempenho de sistemas logísticos.

Pretende-se que no final da lecionação da unidade curricular os estudantes tenham adquirido competências que lhes permitam compreender como é que a logística contribui para a criação de valor, de que modo é que afeta a eficácia e a eficiência das cadeias de valor, e ainda que desenvolvam aptidões que lhes permitam saber selecionar e aplicar as metodologias, modelos e técnicas mais adequados a aplicar para melhorar a eficácia e a eficiência das cadeias de abastecimento. Pretende-se igualmente que os estudantes sejam capazes de desenvolver sentido crítico relativamente ao desempenho ao nível das atividades logísticas.

Caracterização geral

Código

3710

Créditos

6.0

Professor responsável

António Carlos Bárbara Grilo, Virgínia Helena Arimateia de Campos Machado

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Preferencialmente alunos do 5º ano e que tenham feito a unidade curricular Gestão de Stocks.

Bibliografia

Carvalho, J.C., Logística e Gestão na Cadeia de Abastecimento, Ed. Sílabo, 2010, Lisboa.

Chopra, S. e Meindl, P., Supply-Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson International Editions, 5ª ed., 2009, New Jersey.

Coyle, J.J., Bardi, E.J., e Langley, C.J., The Management of Business Logistics. A Supply Chain Perspective, Thomson, 7ª ed., 2003, Quebec.

Lambert, D.M. et al., Fundamentals of Logistics Management, The Irwin/McGraw-Hill series in Marketing, 1998, Boston.

Papacostas, S., Transportation Engineering and Planning, Prentice-Hall, 1993, London.

http://cscmp.org/digital/glossary/glossary.asp

Método de ensino

Os conceitos são apresentados nas aulas teóricas, adotando fundamentalmente o método expositivo. Frequentemente são colocadas questões, para estimular a participação dos estudantes e avaliar e controlar a aquisição de conhecimentos.

Nas aulas práticas são resolvidos exercícios de aplicação e casos de estudo, adotando o método experimental. São usados métodos ativos. São resolvidos exercícios, casos problemáticos da realidade e casos de estudo, autonomamente ou em grupo.

 

 

 

Método de avaliação

A avaliação contínua da unidade curricular envolve duas componentes de avaliação, avaliação teórico-prática (1 teste, T) e avaliação laboratorial (1 trabalho, TG), com ponderação, respetivamente, de 70 e 30% na nota final.

Nota final = 0,70 T + 0,30 TG

A nota de cada componente de avaliação é arredondada às centésimas.

Para dispensar de exame final a nota de cada componente de avaliação deverá ser no mínimo de 10 valores.

Em exame a avaliação da unidade curricular envolve a nota do exame (E) e a avaliação obtida na componente laboratorial (TG), com a ponderação, respetivamente, de 70 e 30% na nota final.

Nota final = 0,7 E + 0,3 TG

A nota de cada componente de avaliação é arredondada às centésimas.

A frequência, válida por 1 ano, é obtida pela obtenção de aprovação no trabalho de grupo.

Nos testes e exames só é permitida a utilização de uma máquina de calcular científica.

Conteúdo

  1. Conceitos básicos. Logística como gerador de valor acrescentado. Atividades logísticas. Custos logísticos.
  2. Gestão de armazéns. Caracterização de tipos de armazém. Critérios de conceção e de gestão de armazéns. Tecnologias de manuseamento de materiais e planeamento da armazenagem. Configuração de circuitos de serviço. Caracterização de diversos tipos de gestão da armazenagem.
  3. Gestão de transportes. Transporte como gerador de valor. Modos de transporte. Plataformas logísticas. A gestão de transportes vs gestão de stocks. Planeamento de rotas de veículos: Método da matriz de economias.
  4. Logística inversa. Objetivos, motivações e dimensões. Gestão da cadeia de abastecimento em ciclo fechado.
  5. Tecnologias de informação. Comércio eletrónico.
  6. Avaliação do desempenho logístico. Modelos de avaliação e medidas de desempenho.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: