Bioquímica Geral B

Objectivos

Objectivos:

Pretende-se que o aluno compreenda as bases físico-químicas das relações entre a estrutura e a função das macromoléculas biológicas e a estratégia do metabolismo central. O ensino está organizado por forma a que o aluno seja confrontado com a necessidade de utilizar os conceitos teóricos na análise de resultados experimentais obtidos no laboratório e na resolução de problemas de aplicação.

No final desta unidade curricular o aluno deverá:

  • Saber como são constituídas as proteínas e qual a sua organização estrutural;
  • Conhecer as técnicas de purificação e caracterização de proteínas e saber seguir um processo de purificação, bem como avaliar a sua eficiência;
  • Compreender os mecanismos de transporte/armazenamento do oxigénio pela hemoglobina/mioglobina e distinguir entre ligação cooperativa e não cooperativa;
  • Utilizar modelos matemáticos para calcular os parâmetros cinéticos de enzimas Michaelianas na ausência e na presença de inibidores e qual o efeito da temperatura e do pH na velocidade das reacções; 
  • Conhecer as estruturas dos açúcares simples e dos polissacáridos; 
  • Saber a constituição dos ácidos nucleicos, as suas propriedades físico-químicas e as suas estruturas
  • Conhecer o fluxo da informação genética do gene à proteína;
  • Saber as estruturas dos lípidos e a organização das membranas biológicas; os diferentes tipos de transporte de solutos;
  • Compreender o fluxo de energia na biosfera.
  • Conhecer o caminho metabólico central, os seus pontos de regulação e a sua ligação à cadeia respiratória.

Caracterização geral

Código

7321

Créditos

6.0

Professor responsável

Teresa Sacadura Santos Silva

Horas

Semanais - 4

Totais - 55

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A revisão dos conceitos básicos  de Química Geral e de Química Orgânica é recomendada.

Bibliografia

 

 

PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Voet, D., Voet, J.G. & Pratt, C.W.
John Wiley & Sons, Inc., New York, 3rd ed. 2008

BIOCHEMISTRY
Lubert Stryer
W. H. Freeman and Company, San Francisco. 6th Ed. 2007


LEHNINGER PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Nelson, D.L., & Cox, M.M.
W.H. Freeman and Company, San Francisco, 5th ed. 2008

Método de ensino

Aulas teóricas (2h , 14 semanas) e teórico-práticas  (3h, 5 semanas letivas), com auxílio de diapositivos em Powerpoint; as aulas integram a lecionação do programa e a discussão e resolução de questões e problemas no âmbito  da disciplina. Sessões práticas de laboratório e seminários (3h, 5 semanas letivas) em grupos de 3 a 4 alunos.

A preparação das sessões de trabalho laboratorial e o tratamento dos resultados experimentais constitui uma parte importante do trabalho desenvolvido em autonomia pelo aluno, mas está sujeita à avaliação e correcção pelo docente para que a formação do aluno seja completa tanto do ponto de vista teórico como experimental.

Método de avaliação

I.    Condições gerais de participação, frequência e avaliação  dadisciplina

 

1.

A disciplina de Bioquímica Geral B integra:

-   Aulas teóricas (2h por semana)

-   aulas teórico-práticas (5 sessões de 3h);

-   aulas práticas de laboratório (4 sessões de 3h)

-   sessão de apresentação de seminários (1 sessão de 3h)

 

2.

A frequência da disciplina é obtida pela participação em todas as aulas práticas de laboratório (obrigatórias), excepto nos casos previstos na lei, que deverão ser devidamente documentados. A parte prática da disciplina consiste na realização, em grupos de 3 ou de 4 alunos, de trabalhos práticos de laboratório, na preparação prévia desses trabalhos e discussão.

 

3.

A participação na sessão de apresentação de seminários é obrigatória, excepto nos casos previstos na lei, que deverão ser devidamente documentados. A apresentação do seminário é feita em grupo, mas a avaliação é individual. A apresentação e discussão terão a duração máxima de 25 minutos (15 min. apresentação seguida de 10 min. de discussão). 

Serão componentes da avaliação, os conteúdos, a apresentação e discussão do seminário.

 

4.

A participação presencial nas aulas teóricas e teórico-práticas contribui para a aquisição dos conteúdos da UC; as aulas práticas permitem executar técnicas e compreender alguns dos conceitos teóricos.

 

5.

O processo de avaliação da disciplina inclui avaliações separadas das partes teórica, apresentação de seminários, e prática, e será realizado de acordo com o Regulamento Geral para a Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências eTecnologia.

 

6.

Estão excluídos da avaliação da parte teórica da disciplina os alunos que não tenham frequentado a parte prática da disciplina.

 

7.

Não se prevê qualquer sessão de repetição extraordinária de trabalhos práticos de laboratório. Se, por absoluta necessidade, o aluno/a tiver que faltar à sessão prática que lhe compete no horário, deverá realizar o trabalho durante outra sessão prática do mesmo trabalho, para o que deverá consultar o horário das práticas afixado.

 

8.

Se um aluno frequentar a parte prática mas não tiver tido aprovação na parte teórica da disciplina, é-lhe conferida a frequência da parte prática da disciplina.

 

 

 

 

 

II - Avaliação da disciplina

 

9.

A avaliação da disciplina consiste na realização de 2 testes teóricos individuais; 1 teste prático individual; e a apresentação de 1 seminário, em grupo. A média dos testes teóricos, não arredondada, corresponde a 60% da nota final da disciplina; o teste prático corresponde a 20% da nota final da disciplina; a apresentação de seminário corresponde a 20% da nota final da disciplina. Serão aprovados à disciplina os alunos que tenham obtido na média dos testes teóricos, e na nota final, classificação maior ou igual a 9.5 valores (numa escala de 0 a 20).

 

10.

A avaliação da parte teórica por exame final consiste num exame individual que inclui toda a matéria, e corresponde a 60% da nota final. Para obter aproveitamento, a classificação neste exame terá de ser igual ou superior a 9.5.

 

11.

Os alunos podem apresentar-se para melhoria de nota apenas na modalidade de exame final, que irá corresponder a 60% da nota final. Para tal, deverão seguir as normas vigentes. A nota do seminário ou do teste prático não estão sujeitas a melhoria.

Para os alunos com frequência obtida em anos anteriores, o cálculo da nota final será efectuado de acordo com o regulamento do ano correspondente.

 

 

Conteúdo

Programa resumido

  1. Introdução à Bioquímica (estruturas biológicas, processos metabólicos, expressão e transmissão de informação genética).
  2. Propriedades físico-químicas dos aminoácidos: ligação peptídica, classificação e características, propriedades ácido base.
  3. As proteínas e sua caracterização: aspectos estruturais (Estrutura primária, secundária - hélices alfa, folhas beta e dobras, terciária e quaternária); purificação; sequenciação; critérios de pureza e métodos de determinação de estrutura.
  4. Relação estrutura-função em macromoléculas biológicas: transporte de oxigénio e dióxido de carbono (hemoglobina e mioglobina).
  5. As enzimas: conceitos gerais; cinética enzimática (modelo de Michaelis-Menten); inibição; efeito do pH.
  6. Hidratos de carbono: classificação e função; monossacáridos e polissacáridos; glicoproteínas.
  7. Lípidos. Membranas biológicas (modelo do mosaico fluido) e transporte biológico: pasivo, facilitado e activo.
  8. Ác. nucleicos (RNA e DNA): estrutura e função. Desnaturação e renaturação dos ácidos nucleicos.
  9. O fluxo da informação genética: do gene à proteína.
  10. Introdução à tecnologia de DNA recombinante: endonucleases de restrição; sequenciação de DNA pelo método da adição de didesoxirribonucleótidos;  a PCR; vectores de clonagem e vectores de expressão; mutagénese dirigida.
  11. Introdução à bioenergética.
  12. O caminho metabólico central (glicólise e fermentação; gluconeogénese; ciclo do ácido cítrico): reacções e sua regulação. Fosforilação oxidativa: cadeia de transporte de electrões e síntese de ATP.

Programa resumido das aulas teórico-práticas

  1. Propriedades ácido-base dos aminoácidos e proteínas.
  2. Cinética enzimática. 
  3. Ácidos nucleicos, lípidos e membranas biológicas. Transporte biológico. 
  4. Metabolismo e bioenergética

Programa resumido das aulas práticas

Quatro sessões laboratoriais:

 1.   Titulação ácido-base de aminoácidos

  2.   Separação de compostos biológicos por cromatografia

  3.    Identificação de açúcares

  4.   Caracterização da beta-glucosidase produzida pelo fungo Fusarium graminearum

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: