Microbiologia Aplicada

Objectivos

A unidade curricular visa reforçar e integrar conceitos de Microbiologia, transmitir conhecimentos e competências nas áreas de fisiologia microbiana e microbiologia industrial, fornecendo as bases para as diferentes aplicações dos microrganismos, em particular na biotecnologia microbiana, e ilustrar processos biotecnológicos com exemplos específicos.

Caracterização geral

Código

10657

Créditos

6.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio, Rita Gonçalves Sobral de Almeida

Horas

Semanais - 4

Totais - 66

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Fortemente recomendada a preparação prévia em Microbiologia, Biologia Celular e Biologia Molecular. 

Bibliografia

Livros de leitura aconselhada:

“Industrial Microbiology: an Introduction”. 2001. M.J. Waites, M. J. et al., Blackwell Science.

“Biotecnologia: Fundamentos e aplicações”. 2003. N. Lima & M. Mota. Lidel.

“Prescott, Harley & Klein’s Microbiology”. 2008. 7th ed., J.M. Willey et al., McGraw-Hill.

“Os micróbios e o Homem”. 2002. J.R. Postgate. Editora Replicação.

Outro material:

Artigos, slides das aulas e outros elementos de apoio disponibilizados na página da UC no Moodle.

Método de ensino

A estratégia pedagógica assenta no princípio de separação entre aulas teóricas e práticas, leccionando-se uma aula teórica (1,5h) e uma aula prática (3h) por semana. As aulas teóricas são de natureza expositiva, incentivando-se a participação dos alunos durante as aulas. A aprendizagem é complementada pela resolução de questionários em autonomia e pela realização de um trabalho em grupo sobre o trabalho desenvolvido nas aulas práticas (Bloco 2). As aulas práticas consistirão de sessões laboratoriais em grupo.

Método de avaliação

A avaliação contínua do bloco 1 consiste na realização de 1 teste sobre a matéria das aulas teóricas e das aulas práticas (TB1).

A avaliação contínua do bloco 2 consiste na realização de 1 teste sobre a matéria das aulas teóricas (TB2) e de um trabalho escrito sob a forma de artigo científico sobre as aulas práticas do bloco 2 (TP2). Os testes não têm nota mínima.

Para o cálculo da nota final utiliza-se a seguinte fórmula:

TB1*1/3 + TB2*1,4/3 + TP2*0.6/3

A época de recurso compreende um exame final que reune as componentes anteriores, exceto a avaliação do trabalho escrito que continuará a contribuir para a nota final com o mesmo peso.

As classificações de todos os elementos de avaliação serão dadas numa escala de 0 a 20 valores.

Aprovação: para obter aprovação o aluno terá de obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores.

É proibido utilizar computadores, smartphones e calculadoras, gráficas ou não nas provas de Microbiologia Aplicada.

Frequência: a obtenção de frequência implica a presença em pelo menos 2/3 das aulas práticas laboratoriais. 

Conteúdo

Teóricas - Diversidade e flexibilidade microbianas. Etapas de um processo biotecnológico microbiano. Condições de cultura e produção: sistemas de cultura abertos e fechados. Cinética e energética do crescimento microbiano. Modelação e Critério de Occam. Curva de crescimento de uma população e significado biológico das diferentes fases. Produtividade e coeficientes de rendimento. Cinética do crescimento em sistemas abertos. Teoria do quimiostato simples. Isolamento e rastreio de microrganismos de interesse biotecnológico. Melhoramento de estirpes industriais: mutagénese e selecção, engª genética, evolução dirigida. Grupos de microrganismos de interesse industrial. Meios de culturas e substratos utilizados na indústria. Produtos do metabolismo microbiano: primários e secundários.  Os antibióticos:como exemplo da utilização de microrganismos na produção de macromoléculas de elevado valor commercial: mecanismos de acção e microrganismos produtores. Produção microbiana de Penicilinas. Exploração de outras áreas da microbiloiga aplicada: ambiental, alimentar, compostos bioactivos, biocombustíveis.

Práticas -   Análise de dados e problemas associados à representação gráfica de resultados. Modelação de sistemas fisiológicos. Trabalhos de laboratório: Isolamento de Actinomicetas do solo. Rastreio de estirpes produtoras de antibióticos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: