Biologia Celular A

Objectivos

O objectivo desta unidade curricular é proporcionar uma descrição de como funcionam as células vivas, e de como as suas funções estão relacionadas com: (i) a sua estrutura e organização interna; (ii) a comunicação com outras células e com o meio exterior. Espera-se que após a sua conclusão os alunos sejam capazes de:

  • identificar semelhanças e diferenças entre os diferentes tipos de células vivas;
  • descrever como as proteínas são sintetizadas a partir de DNA e de como este processo é regulado;
  • identificar os diferentes organelos de células eucariontes e descrever as suas funções;
  • comparar a estrutura e a função dos constituintes do citoesqueleto das células eucariontes;
  • saber como proteínas e membranas são transportadas no interior das células vivas; 
  • saber conceitos fundamentais subjacentes à divisão e ciclo celular, à sinalização celular e à adesão celular;
  • analisar resultados experimentais relacionados com os temas da unidade curricular.

Caracterização geral

Código

11010

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Jaime Gomes Ferreira da Silva Mota

Horas

Semanais - 4

Totais - 60

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Recomenda-se fortemente a participação e aprovação nas unidades curriculares de Introdução à Biologia, Bioquímica Geral e Técnicas Laboratoriais em Biologia (I).

Bibliografia

Molecular Biology of the Cell, B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, M. Raff, K. Roberts, P. Walter, 6ª edição, 2015, Garland Science, Taylor&Francis Group, New York.

Essential Cell Biology, Bruce Alberts, Karen Hopkin, Alexander Johnson, David Morgan, Martin Raff, Keith Roberts, Peter Walter, 5ª Edição, 2019, W. W. Norton & Company, New York and London.

Biologia Celular e Molecular, C. Azevedo e C. E. Sunkel, 5ª Edição, 2012, Edições Lidel, Lisboa.

Slides das aulas teóricas e folhas de exercícios das aulas teórico-práticas.

Método de ensino

Abordagem teórica e teórico-prática a todas as matérias, por exposição oral/multimédia.

Método de avaliação

 Avaliação contínua:

i) avaliação teórico-prática - 3 testes escritos sem consulta, que se focarão nas aulas teóricas e teórico-práticas. As notas dos testes (de 0 a 20 valores) serão dadas às décimas. A nota final desta componente de avaliação será a média aritmética dos 3 testes e corresponde a 63.75% da nota final. Cada um dos testes não tem nota mínima, mas para aprovação à unidade curricular a nota média tem de ser ≥ 9.5 valores. 

ii) avaliação sumativa - participação, questionários e resolução de problemas nas aulas teórico-práticas. Nota de 0-20, com nota mínima de 10 valores. Corresponde a 15% da nota final.

iii) avaliação de projecto/seminário:  trabalho a ser preparado em grupo (ensaio escrito sobre um artigo de investigação) e apresentado. Nota de 0-20, com nota mínima de 10 valores. Corresponde a 21.25% da nota final.

- A nota final (de 0 a 20) será a média aritmética dos 3 testes (63.75%), da avaliação sumativa (15%) e da avaliação de projecto/seminário (21.25%). Para o seu cálculo, a média ponderada obtida será arredondada ao número inteiro mais próximo.

- A aprovação na unidade curricular necessita de uma média final de pelo menos 10 valores (i.e., 9.5 valores) 

- No caso de avaliação em exame, a nota final será a nota do respectivo exame (63.75%) e das notas da avaliação sumativa (15%) e de projecto (21.25%), arredondada ao número inteiro mais próximo.

Uma média final da avaliação teórico-prática/exame < 9.5 valores corresponderá a uma reprovação e nesse caso a nota final à disciplina será apenas a desta componente (as notas da avaliação sumativa e de projeto/seminário ficam guardadas até aprovação do estudante). 

- O exame incidirá sobre toda a matéria, não sendo possível repetir apenas um dos testes.

- Para obter Frequência à unidade curricular, os alunos terão de estar presentes em 2/3 das aulas teórico-práticas, com avaliação sumativa positiva (pelo menos 10 valores) e de realizar e apresentar o trabalho com avaliação positiva (pelo menos 10 valores).

- A Frequência obtida no ano letivo de 2019/2020 será válida nos próximos 5 anos letivos.

- Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante não estão sujeitos a avaliação sumativa e não têm obrigação de estar presentes num número mínimo de aulas teórico-práticas. Contudo, terão de realizar o trabalho com avaliação positiva. Nestes casos excecionais, a nota final será a média aritmética dos 3 testes ou do exame (75%) e da nota da avaliação de projecto (25%).

Conteúdo

Organização e função das células vivas. Células eucariontes e procariontes. Composição e função de membranas celulares. Função de organelos e descrição de processos celulares: organização do núcleo; replicação do DNA; transcrição do DNA; síntese de proteínas; mitocôndrias e cloroplastos; peroxissomas; retículo endoplasmático; Golgi; lisossomas e endossomas. O transporte intracelular: nucleocitoplasmático, transmembranar e vesicular. Citoesqueleto e motores moleculares. Sinalização celular. Ciclo celular e divisão celular. Morte celular. Adesão à matriz extracelular e célula-célula. 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: