Biologia Animal

Objectivos

O principal objectivo desta disciplina é o conhecimento dos processos evolutivos e da biodiversidade animal. No que respeita à biodiversidade, é atribuida particular ênfase a aspectos anatómicos e fisiológicos e às relações organismo-ambiente.

Caracterização geral

Código

7933

Créditos

6.0

Professor responsável

Marta Susana Silvestre Gouveia Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não existem pre-requisitos

Bibliografia

- Life. The Science of Biology”. Sadava, Heller, Orians,Purves e Hillis. 9ª edição 2011. Sinauer Associates Inc. USA

- "Five Kingdoms". Lynn Margulis e Karlene V. Schwartz.  3ª Edição 2001. Freeman and Company Eds.

- "Evolution". Monroe Strickberger. 3ª Edição 2000. Jones & Bartlett Publishers International, U. K.

Método de ensino

As aulas teóricas tratam os aspectos essenciais e mais relevantes dos dois grandes módulos do programa. O programa teórico e, em particular, o conhecimento da Biodiversidade Animal está estruturado em estreita complementaridade com o programa pratico, em que o aluno tem a possibilidade de observar videos, preparações definitas e organismos de uma colecção de referência  e ainda a  possibilidade de observar os organismos no seu habitat.  Este último  aspecto é particularmente relevante nesta  disciplina. O estímulo à participação, envolvimento no debate, são aspectos privilegiados nestas aulas. 

Método de avaliação

A avaliação consta de quatro testes ao longo do semestre sobre o programa teórico  e seis mini-testes realizados nas aulas práticas.

Teorica e prática terão um peso idêntico, 50%, na avaliação final.

Classificação final: 0,50 (T) + 0,50 (P) 

A frequência é dada pela presença do aluno em pelo menos 2/3 do número de aulas práticas. 

Conteúdo

I Processos evolutivos. 1. 1 A história da vida na Terra. Macroevolução e microevolução. Taxas e padrões de evolução. 1.2 Mecanismos de evolução. Variabilidade intraespecífica. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Factores de microevolução. 1.3 Espécies e especiação. Conceito de espécie. Mecanismos de isolamento reprodutivo. O significado da especiação. 1.4 Construção e interpretação de filogenias. Caracteres utilizados na construção de filogenias. Classificação biológica e relações evolutivas. II Evolução da Biodiversidade. 2. 1 Protistas e Eucariotas. 2.2 O Reino Animal. Aspectos estruturais e funcionais. 2.3 Os primeiros animais e os Lophotrochozoans. Aspectos fundamentais nas relações evolutivas entre animais. Esponjas, Cnidários e Ctenóforos. Protostómios and deuterostómios. Os primeiros Lophotrochozoans – Platelmintas e Rotíferos. Lofoforados. Spiralians – Anelídeos e Moluscos. 2.4 Ecdysozoans. Filos do grupo dos Artrópodes. Equinodermes. Cordados. Programa Teórico-Prático - observação de aspectos estruturais e funcionais dos principais grupos animais . Eaboração de um dossier sobre Diversidade Animal.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: