Biologia do Desenvolvimento

Objectivos

A Unidade Curricular de Biologia do Desenvolvimento pretende introduzir os conceitos básicos sobre os mecanismos celulares e moleculares que estão envolvidos nas principais etapas do desenvolvimento animal, desde a fertilização até à formação e padronização de orgãos complexos.

Caracterização geral

Código

12102

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Catarina Caetano Certal Afonso, Paula Maria Theriaga Mendes Bernardo Gonçalves

Horas

Semanais - 5

Totais - 57

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisistos

Bibliografia

Developmental Biology, Gilbert, Scott et al.

Principles of Development, Wolpert, Lewis et al.

Molecular Biology of the Cell, Alberts, Bruce et al.

Método de ensino

As aulas teóricas são baseadas em livros de texto e artigos recentes da literatura cientifica. As aulas são na generalidade do tipo expositivo, com recurso a data show. É fomentada a participação dos alunos durante as aulas.

As aulas práticas incluem experiências laboratoriais e envolvem a análise crítica e discussão dos resultados.

Método de avaliação

Frequência da disciplina Biologia do Desenvolvimento:

1. Para a obtenção da  frequência à disciplina é necessária a participação em 2/3 das aulas P leccionadas.

2. A participação nas aulas P é registada.

3. Atrasos após 10 min. da hora de início da aula prática, são considerados faltas de atraso, no entanto o aluno poderá optar por assistir à aula. Duas faltas de atraso são convertidas numa falta efectiva.

4. Faltas em dias de avaliação não implicam a realização da avaliação noutro dia.

5. Atestados médicos ou outra justificação de faltas só serão aceites até uma semana após o dia da falta

6. Os trabalhadores estudantes e outros casos excepcionais que não frequentem as aulas P devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina

Avaliação:

 A classificação final da disciplina (0-20 val) resulta da soma das classificações obtidas em 3 componentes:

 1. Componente de avaliação teórica/prática: (2 testes ou exame recurso; 75% da classificação final, 15 val); nota mínima 7.5/15 val;

Nota final desta componente resulta da média ponderada dos 2 testes arredondada até à décima.

 2. Componente de avalição de projecto : trabalho realizado em grupo sob forma de apresentação oral com recurso a data show sobre um tema escolhido de entre um conjunto de temas proposto pelo docente (25% da classificação final, 5 val). A apresentar a 25.11.2019

 Para aprovação, a soma das notas das 3 componentes tem de ser igual ou superior a 9,5 val.


 Faltas em dias de avaliação:

 

A data dos testes, e dos trabalhos é divulgada no início das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos momentos de avaliação.

 No caso de faltas justificáveis, a situação será analisada com o grupo e o aluno caso a caso.

 

Penalizações –avaliação contínua (1 val):

 

Penalizações que incidem sobre a nota de avaliação prática; consiste numa avaliação contínua individual ao longo do semestre baseada na participação/empenho e desempenho laboratorial nas aulas práticas. Poderão ser punidos em cada aula os seguintes comportamentos, (0.1 a 0.2 val; até ao máximo de 1 val): Faltas de presença não justificadas, faltas de atraso, faltas de material (bata, protocolo ou outro material previamente indicado), perturbação da aula, não realização dos exercícios propostos, falta de cuidado com o material das aulas e falta de arrumação da bancada no final da aula.

Conteúdo

1.  Introdução à Biologia do Desenvolvimento.  Princípios e conceitos fundamentais da Biologia do Desenvolvimento.

2. Vias de Sinalização

4.  Modelos Experimentais e e Técnicas 

4.  Fertilização

5.  Estabelecimento dos  eixos D/V e E/D

6.  Gastrulação e estabelecimento do  eixo A/P 

7.  Organogénese. desenvolvimento dos membros

8.  Regeneração de tecidos e órgãos

9.  Desenvolvimento e Cancro

10. Processo de publicação científica e experimentação animal

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: