Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Geral

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB NOVA) é um centro de investigação da Universidade NOVA de Lisboa. A sua missão é desenvolver investigação científica e formação avançada nas áreas da química, biologia e tecnologias associadas e, ao mesmo tempo, servir a comunidade e promover a ciência e a tecnologia.

A forte experiência em Biociências Moleculares presente no ITQB NOVA norteia a investigação em dois desafios actuais, focados no bem-estar da sociedade (Bases Moleculares da Saúde e da Doença) e no ambiente (Recursos Biológicos e Desenvolvimento Sustentável). Neste sentido, o ITQB NOVA coordena duas unidades de investigação – MOSTMICRO e GREEN-IT – e está envolvido numa terceira – iNOVA4HEALTH.

Neste momento, o ITQB NOVA acolhe 59 laboratórios independentes, num total de mais de 488 investigadores (incluindo estudantes de doutoramento), com diferentes percursos e interesses de investigação e que contribuem para um ambiente científico estimulante.

Os investigadores beneficiam de excelentes equipamentos, infraestruturas e serviços de apoio para a realização de projectos de investigação nacionais e internacionais, obtidos de forma competitiva junto de agências de ID nacionais e internacionais.

Graças à qualidade e diversidade da investigação e ao foco na internacionalização, o ITQB NOVA é um centro de referência para a formação avançada ao nível de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento.

O ITQB NOVA coordena três programas doutorais financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: Molecular BioSciences, PlantsforLife, Microbiology at the Host-Pathogen Interaction. Está ainda envolvido em mais 6: Neurosciences, Integrative Biology and Biomedicine, Sustainable Chemistry, Bioengineering Systems, Cell Therapies and Regenerative Medicine, e Catalysis and Sustainability.

Ao nível do 2º ciclo, o ITQB NOVA colabora com outras instituições para o Mestrado em Microbiologia Médica, o Mestrado em Bioquímica para a Saúde e o Mestrado em Comunicação de Ciência. Mais recentemente, foi acreditado um novo mestrado, coordenado pelo ITQB NOVA, Mestrado em Biotecnologia para a Sustentabilidade. O ITQB NOVA oferece ainda cursos de iniciação à investigação não conferentes de grau.

Estudantes em mobilidade

A Ciência é internacional e colaborativa por natureza e a maioria dos grupos de investigação do ITQB NOVA colabora ativamente com outras instituições do mundo inteiro. Investigadores e alunos deslocam-se com frequência a outros países, quer para apresentação e discussão de resultados em reuniões e congressos, quer para desenvolver trabalho de investigação noutros laboratórios. Investigadores estrangeiros deslocam-se também ao ITQB NOVA com o mesmo propósito.

Na seleção de estudantes o ITQB NOVA tem como política geral o mérito dos candidatos. As bolsas de investigação inseridas em projetos são assim abertas a todos os estudantes, nacionais ou estrangeiros, que pretendam ter uma experiência de investigação no ITQB NOVA. De igual modo, os estágios de curta ou longa duração estão também abertos a estudantes estrangeiros.

À chegada ao ITQB NOVA, o departamento de Planeamento e Gestão de Investigação e Desenvolvimento garante o apoio aos estudantes e investigadores estrangeiros na sua instalação em Portugal, acompanhando-os em todo o processo (vistos, impostos, acomodação, etc).

Contacto:
Cristina Amaral
cristina@itqb.unl.pt

O ITQB NOVA recebe ainda alunos Erasmus no âmbito de Estágios Profissionais. Para estes alunos, à chegada ao ITQB NOVA os Serviços Académicos garantem o apoio necessário para a sua instalação em Portugal, inserção nos trabalhos e logística do Instituto.

Contacto:
DPPA - Divisão de Gestão de Pessoas, Projetos e Serviços Académicos
E-mail: cristina@itqb.unl.pt
Telf.: 21 446 92 27

Autoridades académicas

  • Director Cláudio M. Soares
  • Secretário Teresa Venda
  • Presidente do Conselho Científico Cláudio M. Soares
  • Presidente do Conselho Pedagógico Cláudio M. Soares

Matrícula e inscrição

DOUTORAMENTOS

Os candidatos a doutoramento devem submeter as suas candidaturas online em local a disponibilizar anualmente. Na submissão online fazem parte da pré-inscrição a inclusão dos seguintes documentos digitalizados:

1. O Curriculum Vitae atualizado, com menção do país de realização dos estudos secundários;
2. Documento de identificação (bilhete de identidade/cartão de cidadão ou passaporte para os candidatos de nacionalidade estrangeira);
3. Cartão de contribuinte;
4. Documento comprovativo de que o candidato reúne as condições a que se refere o Artigo 2.º. Em caso de habilitações estrangeiras, o candidato deverá juntar documento oficial da embaixada ou consulado português do país de origem do candidato ou, em alternativa, da embaixada do seu país em território português;
5. Plano de Tese (mínimo uma página, assinado pelo candidato e pelo orientador, quando aplicável);

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica e o Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC), aceitam alunos com orientação dos Institutos referenciados, desde que comprovado o vínculo dos orientadores a estas instituições.

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Lista de documentos a apresentar nos Serviços Académicos:
(a) Boletim de inscrição (fornecido pelos Serviços Académicos - SA);
(b) Declaração de segurança (fornecido pelos SA);
(c) Fotografia tipo passe (1);
(d) Cópia de documento de identificação (B.I./Cartão de Cidadão/passaporte);
(e) Cópia do NIF;
(f) Plano de trabalhos (uma folha A4, assinada pelo orientador);
(g) Parecer orientador (em como aceita orientar os trabalhos);
(h) Curriculum Vitae (com discriminação de disciplinas efectuadas ou cópia da Certidão de habilitações – Licenciatura/Mestrado (trazer original), quando aplicável.

Para todos os outros cursos, verificar online, na própria página do curso.

Informação prática

Bibliotecas

O ITQB NOVA possui uma biblioteca, de funcionamento contínuo mediante controlo eletrónico, onde podem ser consultadas ou requisitadas obras de referência. A biblioteca dispõe ainda de vários computadores para consulta do seu acervo e subscrições online.

Desde 2004 que o ITQB-NOVA participa no Consórcio Nacional – b-On – que disponibiliza neste momento mais de 16 000 títulos em texto integral.

Os alunos têm também acesso a rede sem fios e todos os recursos estão disponíveis através de qualquer PC instalado na rede do ITQB-NOVA e por VPN. Para além destes, a biblioteca disponibiliza serviços de empréstimo interbibliotecas e requisições de artigos a bibliotecas nacionais e internacionais.

Outros equipamentos

O ITQB NOVA possui um serviço de informática com técnicos próprios que dão assistência nesta área.

O Instituto dispõe de espaços destinados especificamente à realização de eventos, tais como conferências, reuniões, seminários, simpósios, workshops, ações de formação e atos académicos. Estes espaços estão também disponíveis para entidades externas, dependendo a sua cedência da autorização da Direção do Instituto. O auditório, localizado no piso de entrada, tem capacidade para 150 lugares sentados e está equipado com um sistema central de controlo audiovisual; aqui decorrem todos os atos académicos e a maioria dos seminários científicos. As salas de aulas e salas de reuniões existentes têm uma capacidade que varia entre os 20 e os 60 lugares.

Estágios

O ITQB NOVA proporciona muitas oportunidades para os estudantes que desejem participar nos projetos de investigação em curso nos laboratórios.

Os alunos, integrados nas equipas de investigação, aprendem metodologias, participam nos seminários, interagem com os investigadores e tomam contacto com o ambiente científico do Instituto. Um estágio bem sucedido é um óptimo ponto de partida para uma carreira em investigação.

Todos os anos letivos, os investigadores do ITQB NOVA acolhem alunos de mestrado que queiram desenvolver aqui os seus projetos de investigação. Estágios de curta ou longa duração estão também disponíveis ao longo de todo o ano. As ofertas de estágios e projetos podem ser consultadas na secção education da página web do ITQB.

Os períodos de estágio no ITQB NOVA podem ser certificados, com os correspondentes ECTS e após avaliação, através dos cursos de extensão universitária existentes no ITQB NOVA.

Para além destes estágios, o ITQB NOVA participa anualmente no Programa Ocupação Científica de Jovens em Férias; este programa de estágios, promovido pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, destina-se a alunos do ensino secundário que queiram conhecer o dia-a-dia da investigação científica.

Prémios & bolsas

Bolsas de estudo nacionais:
• Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD)
• Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Bolsas de estudo internacionais:
• UNESCO - International guide to higher-education study opportunities and scholarships
• UNESCO - International Institute for Educational Planning
• EUROPA - Acções Marie Curie

Cursos de línguas

Os estudantes do ITQB NOVA podem aceder aos cursos de línguas disponíveis na universidade. (ver a secção cursos de línguas deste Guia).

Serviços de alimentação

O ITQB NOVA possui um restaurante/cafetaria próprio. Dentro do campus, os investigadores e alunos dispõem também da cantina da Estação Agronómica Nacional e do bar da Estação Florestal Nacional, situados a curta distância.

Instalações com resposta a necessidades especiais

O edifício do ITQB NOVA está totalmente equipado para indivíduos portadores de deficiências.
Possui dois lugares reservados no parque de estacionamento para veículos de indivíduos portadores de deficiência, com rampa de acesso ao edifício.
Dentro do edifício, os corredores são amplos, com chão anti-derrapante. Os dois elevadores proporcionam acesso a todos os pisos, podendo encontrar em cada um dos pisos, casas de banho adaptadas para deficientes, devidamente assinaladas.

Outra informação

É possível efetuar reservas de alojamento na Residência da Estação Agronómica Nacional, no campus da própria Estação.

Calendário escolar

1.º semestre: 2019-09-01 -> 2020-02-24

2.º semestre: 2020-03-09 -> 2020-07-31