Análise Multivariada Aplicada
Objetivos
1. Compreender os dados multivariados e a sua exibição gráfica
2. Aprender a calcular medidas de tendência central, variância e associação de dados multivariados
3. Compreender o significado da combinação linear de variáveis aleatórias
4. Compreender a distribuição normal multivariada e como ela é usada
5. Compreender as propriedades dos vetores médios de amostra e correlação em contextos de dados multivariados
6. Compreender o papel que a correlação parcial pode desempenhar em contextos multivariados
7. Compreender como as técnicas de redução de dados podem ser usadas para gerar uma interpretação mais significativa
8. Aprender a executar a análise de componentes principais
9. Aprender como realizar análise fatorial
10. Aprender como realizar análise de correlação canônica
11. Aprender a executar a análise de clusters
12. Aprender como realizar uma análise discriminante
Caracterização geral
Código
200186
Créditos
7.5
Professor responsável
Docente a designar
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Johnson, R.A., and Wichern, D.W. (2007). Applied Multivariate Statistical Analysis. 6th ed. Prentice Hall, New York
- Everitt, B. and Hothorn, T. (2011). An Introduction to Applied Multivariate Analysis with R, Springer
Método de ensino
A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, aplicações passo a passo (com e sem software), perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados. É igualmente proposto um caderno de exercícios que deverão ser resolvidos com trabalho individual fora das aulas.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª época: projeto (40%), exame 1º época (60%)
2ª época: exame final (100%)
Conteúdo
1. Noções básicas sobre análise multivariada
2. Medidas de Tendência Central, Dispersão e Associação
3. Combinações Lineares de Variáveis Aleatórias
4. Representação gráfica de dados multivariados
5. Distribuição Normal Multivariada
6. Vetor de médias, correlação amostral e problemas de inferência relacionados
7. Análise discriminante
8. Análise de componentes principais
9. Análise fatorial e análise fatorial ampliada
10. Análise de Correlação Canônica
11. Análise de Clusters (métodos baseados em distâncias)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)