Estudos de Mercado
Objetivos
1. Ser capaz de compreender as etapas de um estudo de mercado
2. Ser capaz de identificar IGNOREes de dados secundários e recolher dados primários
3. Ser capaz de desenvolver uma pesquisa exploratória
4. Ser capaz de desenvolver uma pesquisa conclusiva
5. Ser capaz de comunicar os resultados de um estudo de mercado
Caracterização geral
Código
200049
Créditos
7.5
Professor responsável
Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Malhotra, Naresh K., Birks, David F. (2012). Marketing research: an applied approach. Fourth European edition. Harlow: Prentice Hall/Financial Times.
- Vilares, M., Coelho, P.S. (2011 ). Satisfação e Lealdade do Cliente- Metodologias de avaliação, gestão e análise. Escolar Editora.
Método de ensino
Método de avaliação
Conteúdo
1. Organização e desenho de uma pesquisa de mercado
2. Dados primários e secundários
3. Pesquisa de mercado qualitativa
4. Métodos e modos de recolha de dados
5. Desenho de questionários
6. Amostragem
7. Fontes de erro na pesquisa de marketing e avaliação da qualidade
8. Apresentação dos resultados
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão de Informações e Segurança
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais