Estudos de Mercado

Objetivos

1. Ser capaz de compreender as etapas de um estudo de mercado
2. Ser capaz de identificar IGNOREes de dados secundários e recolher dados primários
3. Ser capaz de desenvolver uma pesquisa exploratória
4. Ser capaz de desenvolver uma pesquisa conclusiva
5. Ser capaz de comunicar os resultados de um estudo de mercado

Caracterização geral

Código

200049

Créditos

7.5

Professor responsável

Pedro Miguel Pereira Simões Coelho

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia


- Malhotra, Naresh K., Birks, David F. (2012). Marketing research: an applied approach. Fourth European edition. Harlow: Prentice Hall/Financial Times.
- Vilares, M., Coelho, P.S. (2011 ). Satisfação e Lealdade do Cliente- Metodologias de avaliação, gestão e análise. Escolar Editora.

Método de ensino

  

Método de avaliação

  

Conteúdo

1. Organização e desenho de uma pesquisa de mercado
2. Dados primários e secundários
3. Pesquisa de mercado qualitativa
4. Métodos e modos de recolha de dados
5. Desenho de questionários
6. Amostragem
7. Fontes de erro na pesquisa de marketing e avaliação da qualidade
8. Apresentação dos resultados