Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação
Objetivos
1. Discutir criticamente as principais noções e conceitos relacionados Gestão de Serviços de TI
2. Tomar as opções corretas na adoção das melhores práticas de Gestão de Serviços de TI para solucionar os diferentes desafios profissionais
3. Compreender a finalidade dos diferentes processos, as relações e os papéis e responsabilidades do ITIL 2011
4. Compreender a importância da utilização de um vocabulário padronizado para descrever os processos de gestão de serviços
5. Estar apto para posteriormente (optativo), realizar o exame de certificação internacional em "ITIL 2011 Foundation Certificate in IT Service Management" reconhecido pelo "United Kingdom Cabinet Office" como parte integrante do "UK Government's portfolio of Best Management Practice".
Caracterização geral
Código
200070
Créditos
4.0
Professor responsável
Rui Manuel Gonçalves Soares
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Bibliografia
- Liz Gallacher, Helen Morris; "ITIL Foundation Exam Study Guide"; Sybex; ISBN-10: 1119942756; Published: October 15, 2012
- Anthony T. Orr, Shirley Lacy, Ashley Hanna; "Introduction to the ITIL service lifecycle"; - 3rd ed. - Norwich : TSO , Published: 2011; ISBN 978-0-11-331309-9
- Other materials provided by the teacher.
Método de ensino
A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino,incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de experiências de trabalho reais. A componente prática é orientada à resolução de problemas relativos a um estudo de caso complexo e realístico (organização multinacional), incluindo discussão e interpretação de resultados. Um conjunto, específico por grupo de trabalho, de pacotes de trabalho a realizar em quatro sprints a realizar de forma independente em contexto externo às aulas,é proposto para seleção e avaliado. A soma de todos os trabalhos realizados constitui um corpo de conhecimento significativo de conhecimento aplicado para gestão de serviços TI que pode ser integrado e reutilizado.
Método de avaliação
Avaliação:
1ª época: projeto (40%), teste (50%), avaliação contínua (10%)
2ª época: projeto (40%), exame final (60%)
Conteúdo
1. Introdução: Visão geral do ITIL 2011
2. Módulo 1: Estratégia de Serviço
3. Módulo 2: Desenho de Serviço
4. Módulo 3: Transição de Serviço
5. Módulo 4: Operação de Serviço
6. Módulo 5: Melhoria Contínua de Serviço (CSI)
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Análise e Gestão de Informação
- Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Marketing Research e CRM
- Laboral - Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Direção de Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence (Inteligência de Negócio)
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas e Tecnologias de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Marketing Research e CRM (Estudos de Mercado e Gestão do Relacionamento com o Cliente)
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais