Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação

Objetivos

1. Discutir criticamente as principais noções e conceitos relacionados Gestão de Serviços de TI
2. Tomar as opções corretas na adoção das melhores práticas de Gestão de Serviços de TI para solucionar os diferentes desafios profissionais
3. Compreender a finalidade dos diferentes processos, as relações e os papéis e responsabilidades do ITIL 2011
4. Compreender a importância da utilização de um vocabulário padronizado para descrever os processos de gestão de serviços
5. Estar apto para posteriormente (optativo), realizar o exame de certificação internacional em "ITIL 2011 Foundation Certificate in IT Service Management" reconhecido pelo "United Kingdom Cabinet Office" como parte integrante do "UK Government's portfolio of Best Management Practice".


 

Caracterização geral

Código

200070

Créditos

4.0

Professor responsável

Rui Manuel Gonçalves Soares

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

  

Bibliografia

- Liz Gallacher, Helen Morris; "ITIL Foundation Exam Study Guide"; Sybex; ISBN-10: 1119942756; Published: October 15, 2012
- Anthony T. Orr, Shirley Lacy, Ashley Hanna; "Introduction to the ITIL service lifecycle"; - 3rd ed. - Norwich : TSO , Published: 2011; ISBN 978-0-11-331309-9
- Other materials provided by the teacher.

Método de ensino

A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino,incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides, perguntas e respostas. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de exemplos, discussão e interpretação de experiências de trabalho reais. A componente prática é orientada à resolução de problemas relativos a um estudo de caso complexo e realístico (organização multinacional), incluindo discussão e interpretação de resultados. Um conjunto, específico por grupo de trabalho, de pacotes de trabalho a realizar em quatro sprints a realizar de forma independente em contexto externo às aulas,é proposto para seleção e avaliado. A soma de todos os trabalhos realizados constitui um corpo de conhecimento significativo de conhecimento aplicado para gestão de serviços TI que pode ser integrado e reutilizado.

Método de avaliação

Avaliação:
1ª época: projeto (40%), teste (50%), avaliação contínua (10%)
2ª época: projeto (40%), exame final (60%)

Conteúdo

1. Introdução: Visão geral do ITIL 2011
2. Módulo 1: Estratégia de Serviço
3. Módulo 2: Desenho de Serviço
4. Módulo 3: Transição de Serviço
5. Módulo 4: Operação de Serviço
6. Módulo 5: Melhoria Contínua de Serviço (CSI)